Boletim COVID-19|

Compartilhe:

A pandemia do novo coronavírus tem exigido esforços,  comprometimento das gestões e ações efetivas para o combate ao vírus. Quando as medidas são eficazes, aliadas ao comprometimento do cidadão os resultados aparecem. Em Gurupi, desde o início da pandemia o comitê gestor de prevenção ao coronavírus tem trabalhado para minimizar o impacto da doença na cidade. As medidas de prevenção ao Coronavírus na cidade, que envolvem edições de decretos que norteiam o modelo de funcionamento de diversas atividades, as testagens, campanhas educativas, acompanhamento no tratamento, têm apresentando bons resultados com queda nos números de casos confirmados positivos e aumento de pessoas recuperadas. Nos últimos dez dias, do dia 31 de agosto a 09 de setembro, foram confirmados 241 casos positivos, uma média de 26,7 casos por dia. Já no período de 21 de agosto a 31 de agosto foram 554 casos confirmados, o que representou uma média de 55,4 casos por dia.

 

Em contrapartida o número de pessoas que venceram o vírus tem aumentado significativamente. Até esta quarta-feira, 09 de setembro, os recuperados somavam 2.135 pessoas curadas, representando 73%. Em tratamento estão cerca de 730 pessoas, representando 25%. Para se ter uma ideia do aumento de curados, no dia 21 de agosto, eram 1.205 pessoas recuperadas (56%) e 929 estavam em tratamento (43%). Há um mês, os recuperados eram apenas 42% (642) do total de casos, sendo que o de pessoas em tratamento era 57% (866) na época.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Pakalolo, esses resultados são a soma dos esforços da administração. Ele destaca que desde o início, a gestão tem se reinventado para diminuir o impacto da doença, tem prestado a assistência necessária às pessoas que se infectaram, realizou mudanças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para melhor atender as pessoas, aderiu à testagem nos domicílios, além do modelo drive thru, e investiu em esclarecimentos à comunidade. “É uma queda significativa nos casos diários, mas não devemos esquecer que os cuidados, a higiene, o distanciamento social, devem permanecer. Não é hora de relaxamento das medidas. Esperamos que a população entenda que tem que continuar usando máscaras, evitando sair de casa desnecessariamente, higienizar as mãos e ficar em alerta”, enfatiza.

 

                   As medidas de prevenção têm contribuído para o declínio dos casos 

 

Comments are closed.

Close Search Window