Por ser muito complexa a construção de uma usina hidrelétrica, é necessário fazer levantamentos de vários impactos, dentre eles os impactos ambientais nos municípios afetados pela usina, assim a Enerpeixe (Usina Hidrelétrica de Peixe Angical) implanta medidas compensatórias nestes processos.

O Programa de Educação Ambiental realiza ações diretamente com a comunidade e escola para estimular a comunidade a desenvolver valores e comportamentos decorrentes da nova realidade ambiental.

Pensando assim a Enerpeixe em parceria com a FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz) entregou na manhã desta quarta-feira 28 de outubro, 900 cartilhas para a educação Municipal. A entrega da Cartilha Educativa – Sanitária: os vetores e as doenças no Tocantins foram feitos simbolicamente na Escola Municipal Gilberto Rezende.

Segundo Wagner Santiago, Supervisor do Meio Biótico e representante da Enerpeixe na entrega, esta cartilha é o resultado de 4 anos e meio de estudos sobre os principais aspectos de doenças da região e principais espécies causadoras de doenças no estado, e foram identificados cinco espécies de vetores: Borrachudos (Simulídeos), Cangalhinha, Asa-dura, Asa-branca, Tatuquira, Furrupa (Flebotomíneos), Mosquitos (Anofelinos), Caramujos de água doce (Moluscos) e Barbeiros (Triatomíneos), e seu principal objetivo em desenvolver este trabalho não é só de realiza-lo já que é de obrigatoriedade da empresa, mas mostrar que a empresa também se preocupa com a conscientização das pessoas das cidades atingidas pela barragem.

Este mesmo projeto foi realizado nas cidades atingidas diretamente pelo impacto ambiental da empresa, tais como Paranã, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Peixe e agora Gurupi por causa da linha de transmissão.

Para o secretário da Educação, Antonio Carlos Pakalolo estas cartilhas vem para acrescentar ainda mais a área de conhecimento de nossos alunos, já que é de grande importância conscientiza-los a respeito dos vetores de doenças de nosso estado, pois as cartilhas serão utilizadas dentro das salas de aula, onde os alunos receberão informações sobre estes vetores de doenças podendo prevenir e informar seus familiares também.

As cartilhas serão utilizadas por alunos do 7° ao 9° ano e conta além de um conteúdo bem diversificado para a fácil aprendizagem dos alunos com passatempos e jogos educativos.