Geral|

Compartilhe:

A coordenação de tuberculose de Gurupi, por meio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, realiza de 15 a 17 de março a II Oficina de Implantação das Mudanças no Tratamento da Tuberculose em Gurupi e cidades circunvizinhas. Em Gurupi a oficina acontece no Campus II do Centro Universitário Unirg.

O objetivo da oficina é divulgar a notificação no sistema de tratamento para a tuberculose a ser implementado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) do Ministério da Saúde.

Segundo Mirya Adati, gerente de Tuberculose do Estado, o Brasil sentiu a necessidade em adicionar uma nova droga no tratamento de Tuberculose, com o objetivo de facilitar o tratamento dos portadores da doença. O paciente com peso superior a 50 quilos ingeria um total de nove comprimidos e agora serão apenas quatro para o mesmo peso. “O novo tratamento trouxe como melhoria a adesão por parte do paciente e irá contribuir também para a diminuição da resistência ao medicamento antituberculose”, frisou.

Para o médico pneumologista, Luciano Médico, o treinamento vai aprimorar o atendimento aos usuários do SUS. “E através do aperfeiçoamento dos profissionais, que vão ter informações para conseguir diagnosticar mais rapidamente e aumentar o índice de cura da doença”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2008, foram notificados 70 mil casos de tuberculose e 4,5 mil mortes por ano.

Comments are closed.

Close Search Window