Preocupado com o meio ambiente e com a geração de renda, emprego e inclusão social, que também estão entre as metas do Plano de Diretor e Desenvolvimento Sustentável, o prefeito Alexandre Abdalla no dia 17 de dezembro de 2010 sancionou a Lei n° 1842/09, que dispõe sobre a regulamentação da Coleta Seletiva de lixo nos logradouros e órgãos públicos, residências, empresas e comércio do município de Gurupi.

Para avançar a cadeia produtiva da reciclagem e garantir uma organização econômica justa e melhoria de vida das famílias dos catadores de lixo, o Instituto de Direitos Humanos e Meio Ambiente – IDHMA estará promovendo nos próximo seis meses cinco módulos de palestras voltadas para o ciclo da cadeia produtiva dos produtos recicláveis, envolvendo cerca de 30 catadores do município de Gurupi. Neste período eles serão trabalhados a importância da auto-gestão e valorização da profissão de catadores.

De acordo com a presidente do IDHMA, Conceição Silva de Oliveira, que trabalha há sete anos auxiliando os catadores de Lixo no Tocantins, o projeto aplicado em Gurupi tem o apoio da fundação Banco do Brasil, do Ministério do Emprego e da Secretaria de Economia Solidária e, em todo Brasil, beneficia 19 Estado da federação e no Tocantins atingirá 200 profissionais que atuam na coleta seletiva de lixo. “Vamos está procurando a prefeitura para possa estar dando mais um suporte, pois estamos em busca de parcerias para desenvolver este projeto que não é fácil, até porque você conseguir tirar a categoria da rua é um desafio”, explicou.

O catador João Francisco da Silva, que atua no Aterro Sanitário há mais de um ano, demonstrou seu contentamento com o curso. “Espero que com este curso melhore nossas condições de trabalho e com isso possamos autuar melhor e melhorar o nosso dia-a-dia”, disse.

Como atrativo, a IDHM repassará, no final de cada módulo, uma cesta básica para cada catador. Já o fechamento acontecerá em Palmas num evento em que reunirá 200 catadores de todo Estado do Tocantins. “O catador do Projeto não precisa está em cooperativas ou associação pode ser aquele catador autônomo, mas a criação de cooperativaé um dos objetivos”, informou Conceição.

Consciente de seu papel social, um passo importante que o município estará em breve dando será a adequação do aterro sanitário, assim como o apoio que será dado à associação do catadores de lixo, que hoje congregam aproximadamente 20 pessoas. “Temos uma preocupação especial com a saúde pública, mas infelizmente os nossos recursos são limitados e para mantermos o equilíbrio das contas públicas não podemos agir irresponsavelmente, pois temos que respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas, estamos planejando, cortando gastos para que possamos cumprir nossas metas. Apesar das constantes quedas na arrecadação já compramos a geomembrana (barreira que auxilia na preservação do meio ambiente) e assim que chegar estaremos regularizando o nosso aterro sanitário. Outro passo será adequar a condições de trabalho dos nossos catadores de lixo e alertar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva de lixo”, disse o prefeito Alexandre Abdalla.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Coleta Seletiva, Marilene Alves Ramos Dias, os gurupiense geram por dia 90 toneladas de lixo, sendo 60 % lixo úmido e 40% lixo seco, sendo que 15% são reciclados. “Este trabalho contribui muito com a qualidade de vida dos catadores do município. Quanto mais catadores menos lixo na natureza. Isso representa mais vida nas Áreas de Preservação Ambientais, menos lixo na natureza e menos doenças como a dengue e mais visibilidade para a cidade”, declarou.