A prefeitura municipal de Gurupi por meio da Secretaria de Produção montou uma acessória especializada para incentivar o setor de confecção e acessórios de Gurupi na segunda edição da Feira da Moda do Tocantins, realizada durante os dias 6 a 9 de maio que no Centro de Convenções e Eventos no Parque do Povo, em Palmas.

Segundo o gerente de assuntos técnico da secretaria de Produção, Rick Sandrelly de Morais, a intenção do município é seguir o exemplo da prefeitura de Palmas e organizar o setor de confecção e fazer com que estes pequenos negócios, muitos deles instalados nas casas de famílias, se profissionalizem e cresçam, dando assim mais oportunidades de empregos e renda, principalmente para as mulheres. “Neste primeiro momento estamos atuando junto com o comitê gestor do Polo de Confecções do Tocantins e com o SEBRAE promovendo cursos voltados à qualificação profissionais e à prática de gestão. A intenção do prefeito Alexandre Abdalla é criar na sua administração um Polo em Gurupi que envolva os 18 municípios da região Sul”, afirma Rick, que completa: “A Prefeitura organizou uma comitiva com 45 pessoas para divulgar e comercializar seus produtos na Feira da Moda”.

A presidente do Comitê Gestor do Polo de Confecções do Tocantins, e vice-prefeita de Palmas, Edna Agnolin, destacou a importância da presença dos empresários de Gurupi na II Feira da Moda. “Gurupi é importantíssimo porque de lá nós temos empresários com produtos de excelente qualidade. Eu tenho certeza que tanto para o sucesso da feira, como para os empresários, eles vão sair daqui satisfeito com as vendas e o povo daqui vai com certeza visitar Gurupi para comprar dos empresários de lá”, explica Edna Agnolin, destacando que atualmente o pólo contempla 16 municípios e tem previsão para que num curto espaço de tempo o número passe para 50 municípios.

Para acompanhar os 47 empresários que expõem em 27 estandes na II Feira da Moda do Tocantins, a Prefeitura enviou a assessora especializada em organização de evento, Maria do Socorro de Sousa Barros. “Estamos dando suporte aos feirantes. Muitos deles ficavam inibidos e tinham dificuldade em expor os seus produtos”, disse Socorro.

A técnica do Grupo Gestor do Polo de Confecções, Odicilia Barros, destacou a melhora da qualidade dos produtos da caravana de Gurupi em relação a primeira Feira da Moda. “O pessoal veio mais preparado com produtos de melhor qualidade e com melhor quantidade. O apoio que a Prefeitura está dando para os feirantes é super importante. O pessoal veio mais organização e já ficaram sabendo que estavam em um alojamento. A interação de Gurupi com Palmas é muito grande neste projeto”.

Depoimentos

Ana Paula Pigato é uma das empreendedoras do ramo de acessórios e pela segunda vez ela expõe seus produtos na Feira da Moda do Tocantins. Para ela, a Feira por meio do apoio da Prefeitura de Gurupi fez com que os seus produtos ficassem mais conhecidos. “Depois que eu coloquei as peças aqui o meu trabalho ficou mais conhecido. Eu tive procura de pessoas interessadas em encomendar os meus produtos. Se não fosse o apoio da Prefeitura a gente não estava aqui e tudo que eles puderam fazer, eles fizeram. Neste ano, se não tivesse sido o pessoal da Prefeitura, como a Socorro, eu não estaria aqui”, disse.

Neuma Moreno atua no segmento de bijuteria levou pela primeira vez seus produtos à Feira da Moda. “É uma forma de termos contatos com nossos futuros clientes, pois estamos aqui mostrando os nossos produtos e distribuindo nossos cartões para as pessoas que vêm de Araguaina e de muitos outros lugares”, disse.

Benedita Rosely atua no ramo de confecções e já havia participado da primeira Feira da Moda diz que os contatos fizeram com que ela fechasse negócios em outros três estados. “No ano passado nós estivemos aqui e foi muito bom. Com os contatos a gente ficou mais conhecida e com isso as pessoas têm nos procurado bastante. Depois disso eu tenho mandado roupa para Palmas e para o Maranhão, para Pará e eu vendo bem também até para Anápolis e já estou com uma clientela lá. A prefeitura está dando mais oportunidade para gente. O que está faltando é a maquineta de passar cartão”.

Ally Barros está no ramos de caçados há 15 anos e já havia participado da I Feira da Moda. Para ele a experiência e os contatos fez com que ele inovasse em um novo estilo de calçado que está dando certo. “No ano passado teve um empresário de São Paulo que apareceu, tirou fotos, colocou no site dele e depois disse ele sempre entra em contato com a gente. Hoje estou mandando os meus produtos para São Paulo para a moda verão lá. Para este ano a previsão é de sucesso total igual da outra vez”.

Sobre a II Feira da Moda do Tocantins

A segunda edição da Feira da Moda do Tocantins é uma ação da Prefeitura de Palmas, através do Polo de Confecções do Tocantins e foi montada em uma estrutura para receber 290 expositores de 16 municípios parceiro do projeto e conta com o apoio do Governo do Estado, Sebrae, Fecomércio, Fieto, instituições Financeiras, entidades de classe e associações.