Despertar nos alunos o respeito e os cuidados que todos devem ter com meio ambiente para garantir o futuro da humanidade foi um dos objetivos do trabalho da professora Fabiana Prevedello voltado aos alunos do Pré II da Escola Municipal Antônio de AlmeidaVeras.

A apresentação do trabalho aconteceu na semana Municipal de Meio Ambiente e chamou a atenção de toda escola pela criatividade usada pela professora Fabiana. “Criamos bonecos com meia calça, acessórios, sementes, terra e água. Enquando as sementes geminavam desenvolvemos atividades em sala de aula com histórias, músicas, desenhos, pinturas e massinha de modelar com participação diária dos alunos envolvidos”, disse a professora que tem na sala 22 alunos.

Segundo a professora o objetivo do seu projeto foi voltado para que os alunos aprendessem a valorizar a importância da natureza de forma lúdica e divertida. “Montamos a cabeça de um boneco utilizando meias e sementes. No momento em que as sementes germinavam ia formando os cabelos dos bonecos e, com isso, as crianças puderam acompanhar o desenvolvimento de um ser vivo e despertaram a responsabilidade de cuidar, acompanhar o crescimento e entender a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida”, explicou a professora.

Cronograma das atividades da semana do Meio Ambiente

Dia 07/06 (terça-feira)

07h 30min.: Visita monitorada na nascente do córrego Mutuca com alunos da Escola Municipal Lenival Correia

07h 30min.: Trilha ecológica no córrego Água Franca com alunos da Escola Municipal Professor Joel Ferreira

15h:: Palestra sobre a importância da consciência ambiental, doação de mudas e cartilhas educati/SENAI

19h: Palestra sobre lixo e reciclagem de resíduos sólidos no SESI/SENAI

Dia 08/06 (Quarta-feira)

Blitz educativa com entrega de mudas e panfleto informativos pelo SESI/SENAI no próprio complexo e entorno (período integral)

07h 30 min: Caminhada entorno da Escola Municipal Ilsa Borges com o tema: Meio Ambiente e trânsito

08h às 11h: Treinamento com a equipe do departamento de Postura com os temas a serem abordados: Manuseio de GPS, Poluição sonora, Alvarás de Construções e instalações de empresas (área de preservação permanentes – APP) e ligações de esgoto sanitário

17 h: Plantio e doação de mudas no Parque Mutuca

20h: Palestra sobre lixo e reciclarem de resíduos sólidos na Escola Municipal Lenival Correia

20h: Palestra sobre lixo e reciclagem de resíduos sólidos na Escola Municipal Lenival Correia

(Horário a definir) – Palestra na Universidade Federal do Tocantins – UFT pelos Engenheiros da Andra Gutierrez (período matutino).

Dia 09/06 (Quinta-feira)

Visita na obra da Ferrovia Norte-Sul pela equipe técnica e docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT).