Durante uma comemoração do Dia dos Idosos ocorrida na manhã desta quarta-feira, 29, no Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS) do Setor Santa Rita, a primeira-dama, e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, disse que a sua prioridade é proporcionar, em especial, o bem-estar mental, físico e social às crianças, idoso e às mulheres grávidas. “A prioridade do nosso governo é cuidar bem das crianças, combater a gravidez na adolescência e melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos”, disse Paulina Abdalla.

Em um diálogo com os idosos, a primeira-dama ouviu algumas sugestões e pediu para que eles apontem outras demandas para que o município possa materializar os atendimentos. “Peço que vocês indiquem à coordenadora do CRAS o que vocês querem. Se vocês quiserem cursos de pintura em tela e bordados ou atividades de lazer é só pedir que iremos atrás”, disse Paulina Abdalla.

Para promover uma vida saudável aos moradores da região do CRAS do Setor Santa Rita, a Secretaria de Desenvolvimento Social contratou profissionais como psicólogos e fisioterapeuta. “A secretaria de Desenvolvimento está muito envolvida e nos ajudando muito. Hoje estamos trabalhando com os idosos, mas trabalhamos também com as grávidas e com as crianças”, disse a coordenadora do CRAS, Eliana de Fátima Martins.

Uma das beneficiadas com os serviços oferecidos é a dona Nesmina Reis da Silva, que completa 65 anos no próximo dia 04 de outubro. “Eu era atendida no Instituto Juarez Moreira e depois que abriu o CRAS eu passei a ser atendida aqui. “Os trabalhos oferecidos para nós e para os meninos está maravilhoso. Eu não tenho nada a reclamar”, disse a moradora do setor Santa Rita.

A Assistente Social, Euvira Alessandra Rodrigues Karczeski, informou que estão sendo formados no CRAS grupos de convivência dos idosos onde eles se encontram duas vezes por semana. “Na sexta-feira temos a psicóloga juntamente com os estagiários de psicologia da Unirg que promovem um encontro com eles com bate papo, recreação e brincadeira. Essa ação permite que eles possam interagir, divertir e sair da rotina de suas casas. Na segunda-feira um educador físico trabalha com exercício de alongamento. Temos também um grupo de terapia comunitária com a Mirian, que é uma voluntária que está aqui conosco. Na terapia eles podem desabafar alguns problemas que passam em suas casas. É uma roda de conversa sigilosa”, disse.

Euvira Karczeski informou ainda que as crianças também recebem tratamento especial no CRAS do Santa Rita. Elas são acompanhadas por profissionais como psicólogos e educador físico. “Atendemos aqui no núcleo crianças dos Peti do Santa Rita e da Cipama, onde elas são acompanhadas na área da psicologia e por um educador físico que trabalha as técnicas de esportes. Fazemos também terapia laboral”, disse.