Quem aprecia artes cênicas teve uma excelente oportunidade de assistir à peças de qualidade, com criatividade e que ainda traziam mensagens educativas. No sábado (08/06) aconteceu o 1° Festival de Teatro Educativo de Gurupi, realizado no auditório do Campus 1 da UnirG, localizado Parque das Acácias. O festival contou com a participação de alunos e professores das escolas municipais Prof. Ilsa Borges Vieira; Dr. Ulisses Guimarães; José Pereira da Costa; Orlindo Pereira da Mota; Escola Municipal de Tempo Integral Antonio Lino de Souza; Agripino Galvão.

De acordo com a secretária de Cultura, Zenaide Dias da Costa, é um novo momento para as artes cênicas de Gurupi. “Neste momento estamos envolvendo estas escolas, mas nossa intenção é trazer todas as escolas e envolver cada vez mais alunos interessados em cultura e, principalmente, nas artes cênicas”, disse a secretária afirmando que o festival busca ainda implementar mensagens que contribuam na educação, lazer e qualidade de vida.

Já o secretário de Educação, Eurípedes Fernandes, explicou que o teatro funciona como ferramenta de integração entre cultura, educação e cidadania, já que as apresentações são baseadas em temas importantes como preservação do meio ambiente, entre outros. “Uma bela iniciativa que retira crianças da inatividade e ainda pode revelar talentos para as artes cênicas”, afirmou o secretário.

O ator, diretor teatral e professor de teatro, Audimar Dionizio, um dos responsáveis pelo projeto explicou que a iniciativa busca oferecer uma oportunidade aos alunos de apresentarem seus talentos e ainda é uma forma de capacitação aos Instrutores do Programa Mais Educação, que realizaram palestras e oficinas de vivências teatrais nas escolas da rede municipal.

O festival teve início com a peça chamada “A união faz a força”, de autoria e direção de Audimar Dionízio, com envolvimento dos acadêmicos de Patrícia do curso de Pedagogia da UnirG e as acadêmicas Vanessa e Maiza do curso de Educação Física.

O Festival premiou o aluno Eduardo Severino Reis, da Escola Orlindo Pereira como melhor ator. Já a melhor atriz foi Brenda Lorraine Lima, da Escola Antonio Lino. O melhor espetáculo foi o texto “Aprendendo a preservar o meio ambiente”, da Escola Municipal de Tempo Integral Antonio Lino de Souza, cujo integrantes conversam com a terra sobre o impacto causado ao nosso planeta pelas atitudes do homem, tendo em vista as agressões aos quatro elementos: Terra, água, fogo e ar. A Escola Municipal de Tempo Integral Antonio Lino de Souza se destacou também como melhor direção, melhor maquiagem e melhor ator coadjuvante, Caique Marinho.