Integrantes da diretoria da Academia Gurupiense de Letras (AGL), estiveram em audiência com prefeito de Gurupi, Laurez Moreira na manhã desta quinta-feira (30), quando reivindicaram um espaço para sede da instituição.

O presidente da AGL, Paulo Henrique Costa Mattos, informou ao prefeito que o imóvel onde hoje abriga a sede da academia é alugado e que a instituição está tendo dificuldades para pagar o aluguel, pois não tem uma renda fixa. “A AGL é uma instituição sem fins lucrativos e para pagar as despesas com sua manutenção, conta apenas com a contribuição de seus integrantes ou com ajuda de ajuda voluntária de alguns simpatizantes da literatura. Por isso, se conseguíssemos um local apropriado sem a necessidade de pagarmos aluguel, já seria de grande valia”, afirma o presidente da AGL.

O prefeito Laurez Moreira se comprometeu em ceder para academia, três salas no atual prédio da Prefeitura tão logo seja feita a mudança para as novas instalações do Poder Executivo Municipal, que ficará localizado às margens da rodovia que liga Gurupi à Peixe. De acordo com o prefeito Laurez, a mudança está prevista para ocorrer logo depois do período de carnaval.

Além do presidente da AGL, Paulo Henrique Costa Mattos, estiveram presente no encontro, os acadêmicos Ana Márcia Barros, Gil Correia, Eliosmar Veloso, Juraci Telles, Deusderes Acácio, José Maciel de Brito e Zacarias Martins.

SOBRE A AGL

Primeira instituição do gênero a ser fundada numa cidade do interior tocantinense, a Academia Gurupiense de Letras foi criada em 30 de novembro de 1999, por iniciativa dos escritores Zacarias Martins e Gil Correia.

A Academia é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, de caráter predominantemente literário, criada com o objetivo de congregar pessoas amantes das letras e intelectuais de todas as vertentes, bem como, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária.

Conta com um quadro de Membro Efetivos, composto por 40 cadeiras. Possui ainda, o quadro de Membros Correspondentes, destinado a escritores de outras cidades do Tocantins, do Brasil ou mesmo do exterior e que tenham se destacado no fazer literário.

Texto: Antônio Rodrigues/Secom

Fotos: Márcia Guerra