Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (12/12), no gabinete do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), foi assinado o projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo que dispõe sobre a doação de uma área para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.

A área está localizada no Loteamento Parque Residencial Sol Nascente e já vinha sendo ocupada com uma estrutura pelo Corpo de Bombeiros há mais de 11 anos, sem que fosse regularizada para aquela corporação.

O prefeito Laurez Moreira disse que era imprescindível regularizar a ocupação, adotando medidas legais para a desafetação e remembramento daquele espaço em uma única área. “Esse processo começou a ser feito por técnicos da Secretaria Municipal de Habitação, que depois encaminhou à Procuradoria Geral do município”, afirmou Laurez, ressaltando que, dessa forma, foi encontrada a solução jurídica para a questão, que visa a regularização fundiária que é mais adequada do que a retirada do Corpo dos Bombeiros daquele local.

Laurez também justificou a doação daquela área explicando que a existência do Corpo de Bombeiros no município é obrigatória e de extremo interesse público para a comunidade, contribuindo para salvar vidas e patrimônio, bem como, estimulando o desenvolvimento econômico. “Sem a existência de um Corpo de Bombeiros diversas atividades econômicas não seriam possíveis, como o funcionamento do nosso aeroporto”, argumentou o prefeito.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Gurupi, capitão Nilton Rodrigues dos Santos, agradeceu ao prefeito Laurez por ter atendido essa antiga revindicação da corporação. “Há mais de onze anos vínhamos tentando regularizar essa situação, sem sucesso. Mas somente agora, com a boa vontade do prefeito Laurez Moreira e de sua equipe, finalmente vamos conseguir resolver essa questão”, afirmou o comandante, que também destacou a localização estratégica daquele local, que fica próximo a rodovia BR-153, do aeroporto e também do futuro Hospital Geral de Gurupi.

O secretário de Habitação do município, Carlos Barcellos, explicou que com a assinatura do prefeito Laurez Moreira, o projeto de lei de doação da área, segue agora para a apreciação da Câmara de Vereadores e só após aprovado naquela casa legislativa, será sancionado e, finalmente, a doação será efetivada.

Presente à solenidade de assinatura, o vereador Ataídes Salgado informou que por sua relevância e interesse público, não haverá nenhum empecilho na Câmara de Vereadores para aprovar essa matéria.