O prefeito Alexandre Abdalla recepcionou na manhã desta sexta-feira, 14, o ministro do transporte, Paulo Sérgio Passos, o vice governador Eduardo Machado e o presidente da Velec, José Francisco das Neves. A vista foi marcada também com a presença do presidente da Construtora Andrade Gutierrez, Clóvis Primo, deputados federais Nilmar Ruiz e Vicentinho Alves e do vice-prefeito Carlos Barcellos, superintendente do DNIT, Amaurir de Souza Lima e vereadores.

A agenda do ministro iniciou visitando as obras de travessia urbana da BR-153 e depois percorreu à pedreira no Distrito da Vila Quixaba. Em seguida visitou o fábrica de dormentes e finalizou no canteiro de obra da Valec. “A visita do ministro para nós da cidade de Gurupi é um orgulho e, prova que a cidade de Gurupi está se preparando para se tornar o celeiro do Tocantins. Hoje o Dnit tem investimentos pesado como a travessia urbana que o ministro vistoriou juntamente com o superintendente do Dnit no Tocantins, Dr. Amaurir de Souza Lima. É uma visita de cordialidade e também para ver de perto a proporção de construção da ferrovia Norte Sul e da travessia e, verificar o cumprimento do cronograma da obra”, disse o prefeito Alexandre Abdalla.

Em entrevista, o ministro Paulo Sérgio Passos informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha de perto o desenvolvimento do projeto da ferrovia Norte Sul. “O presidente Lula acompanha de perto o desenvolvimento deste projeto com muita atenção e provavelmente nos próximos dias estará visitando Gurupi”. O ministro disse ainda que a prioridade é que a ferrovia seja concluída antes do término do mandato do governo Lula. “Esse é um projeto ao qual não falta recursos e que há uma definição muito clara de prioridade do governo e que tem na sua supervisão um empresa como a Valec que tem acompanhado e monitorado e gerenciado para que ele se desenvolva na melhor forma”.

De acordo com a Valec, o trecho de Brejinho de Nazaré a Porangatu, correspondente a 230 km, dos lotes 13, 14, 15 e 16, geram hoje mais de 5 mil empregos e no pico da obra irá empregar 7 mil pessoas. Já foram investidos na obra até agora cerca de R$ 450 milhões e está prevista mais R$ 450 milhões até o final da obra.

Quanto a obra de travessia urbana que está sendo feita em parceria com o município de Gurupi, o superintendente do Dnit no Tocantins, Amaurir de Souza Lima, informou que ela será concluída no mês dezembro de 2010.

Pólo de desenvolvimento econômico

O vice governador Eduardo Machado noticiou que no próximo mês de junho o governo do Estado juntamente com os governos Federal e municipal estará lançando em Gurupi um pólo de desenvolvimento econômico. “Vamos lançar no próximo mês de junho em Gurupi um pólo de desenvolvimento econômico onde vai nascer as indústrias de transformação aproveitando a vocação da região e as potencialidades agregadas”.

Eduardo Machado falou também da importância da construção do pátio Multimodal para a região e dos benefícios que a ferrovia irá trazer para o município. “Nós já sabemos que tem um projeto da Valec que foi apresentado ao governo de implantação de 14 usinas de álcool no eixo da ferrovia e a região de Gurupi deverá ser beneficiada com uma ou duas dessas usinas. Já estamos preparando a qualificação profissional em Gurupi através do SENAI e SENAC para que possamos implementar a mão de obra”.

Cronograma da obra

Sobre o cronograma da obra da Ferrovia Norte Sul, o presidente da Velec, José Francisco das Neves, falou que o trecho de Palmas será entregue em maio deste ano e destacou que os 1003 quilômetros de Ferrovia de Guaraí até Anápolis é considerado na atualidade como a principal obra no Brasil e para que seja entregue ainda neste ano a Valec está atuando em alguns trechos 24 hora por dia e outros com dois turnos de 10 horas, cada um. “A obra está andando com muita velocidade e quem vai ganhar com isso é o estado do Tocantins. O município de Gurupi que já começou sentir um pouco da força da Valec. Os estudos da plataforma multimodal foram feitos juntamente com o governo do Estado e a Prefeitura de Gurupi. Agora é partir para fazer acontecer na prática aquilo que está no papel. A plataforma já está sendo construída pela Andrade Gutierrez e com certeza a ferrovia Norte/sul vai proporcionar o desenvolvimento do Tocantins com a velocidade que precisa e atendendo os sonhos dos tocantinenses”.