A construção do Regime de Colaboração entre os sistemas Nacional , Estadual e Municipal de Ensino e das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a educação básica foram os temas principais tratados durante a sessão plenária do Conselho Estadual de Educação, que ocorreu nesta quarta-feira (19), em Palmas.

A presidente nacional do Conselho de Educação, conselheira Clélia Brandão Alvarenga Craveiro, falou sobre as diretrizes curriculares gerais para a educação básica. É a primeira vez que o conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE/TO) recebe um representante do Conselho Nacional de Educação.

Segundo Clélia Brandão, a sessão plenária foi muito proveitosa. “Notei que a maioria dos municípios estive presentes, preocupados com a melhor qualidade do ensino básico, para que possamos ter melhores alunos com maior índice de aproveitamento escolar e menor número de repetência nas séries iniciais”, finalizou a Conselheira.

O secretário municipal de Educação, Esportes e Juventude de Gurupi, Antonio Carlos Pakalolo, participou do encontro e destacou que a visita da conselheira proporcionou uma troca de experiência que ajuda na busca pela qualidade da educação básica. “Ter recebido um elogio da Conselheira Nacional nos motiva a melhorar ainda mais a educação em nossa cidade, pois não temos medido esforços para melhorar e adequar nossas escolas, bem como em capacitar melhor nossos mestres, desta maneira queremos alcançar índices expressivos e ainda melhores nas avaliações”, frisou Pakalolo; ressaltando que o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla, junto com os colaboradores da secretaria faz com que realmente Gurupi seja referência no ensino básico.

A reunião contou com a presença da subsecretaria Estadual de Educação, professora Noraney de Fátima Fernandes, lideranças educacionais de todo o Estado, e a Conselheira Estadual de Educação Joana D”Arc Alves.