Em comemoração a Semana do Idoso e Dia Internacional dos Idosos (1° de outubro), a coordenação da Casa dos Idosos de Gurupi, promoveu na manhã da última sexta-feira (24/09) uma pescaria com os idosos integrantes da Casa. A atividade de lazer aconteceu no Pesque e Pague Tambaqui (do Anísio), situado às margens da rodovia que dá acesso ao município de Dueré.

O objetivo desta iniciativa, conforme explicou a coordenadora Eurilene Alves Silva foi proporcionar momentos de descontração e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar a concentração e atenção, auxiliando também na coordenação motora dos membros inferiores e superiores dos idosos. “Essa é a primeira vez que realizamos passeio neste local, e todos que vieram aprovaram. A pescaria, além de ser saudável, fazia parte da rotina de muitos dos idosos quando eram mais jovens e isso traz boas lembranças a eles”, detalhou a coordenadora.

Pescador de verdade tem muitas histórias
Para o aposentado de 78 anos, Lázaro Libertino de Andrade, a pescaria significou o resgate de momentos de muita diversão. “Eu estou feliz da vida e vim pronto para pescar de verdade. Já pesquei muito na minha vida e sei todos os truques de pesca. Aqui estou tranquilo”, comemorou o aposentado que além de pescador afirma que é conhecedor de técnicas para atrair os peixes.

“Água que corre para o norte nem adianta que não dá Dourado”, brincou o aposentado Lázaro com os colegas. Ele confessou ainda que não via a hora de estar na beira da represa para aproveitar a pescaria e também as outras atividades desenvolvidas durante o programa.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Paulina Abdalla, pescou com os idosos e acompanhou todas as atividades no pesque e pague. Segundo ela, esses momentos são fundamentais para o bem-estar dos idosos e que a intenção é promover esse tipo de atividade pelo menos uma vez por mês. “Podemos observar no rosto de cada um a satisfação de ter esse contato com a natureza. É muito gratificante”, disse a primeira-dama ao comemorar a retirada de um peixe com mais de 2 quilos, fisgado por um dos moradores da Casa dos Idosos.

Sobre a Casa do Idoso
O Centro de Convivência dos Idosos, conhecido popularmente como “Casa do Idoso”, fica no Setor Sol Nascente. Atualmente a “Casa do Idoso” atende 17 idosos e disponibiliza a estrutura física, médicos, enfermeiras, remédios, alimentação, atividade de lazer, entre outros recursos necessários ao bem-estar dos idosos. A Casa do Idoso é administrada pela Prefeitura Municipal de Gurupi e recebe parceria do Centro Universitário UNIRG, entre outros.