A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Juventude realizará nos dias 22, 23 e 24 no Campus II da UnirG, das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas, o Plano de Ações Articuladas (PAR). Para ministrar o treinamento, representando o MEC – Ministério da Educação, vieram técnicos da UFPA – Universidade Federal do Pará.

O PAR é uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira comandada pelo MEC. Sempre que um estado ou município se junta ao compromisso “Todos Pela Educação”, programa para melhorar o ensino nacional, o secretário responsável por essa área, automaticamente se compromete a fazer uma análise com a finalidade de avaliar o ensino daquela rede local.

Para Maria de Belém Álvares, técnica na área de planejamento educacional, o PAR é um plano de ações que estipula metas para a educação. “O Plano de Ações Articuladas é uma ferramenta utilizada como regime de colaboração entre estados e municípios, onde os gestores avaliam a qualidade do ensino municipal”, disse.

O secretário municipal de Educação, Antônio Carlos Pakalolo, explicou que o PAR é o programa mais importante do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. “Não precisamos de ajuda de nenhum partido ou político para conseguirmos melhorias para a educação, o PAR faz isso. O PAR é o coração da educação”, afirmou o secretário.

METAS

Essas metas devem ser alcançadas em até quatro anos e são estipuladas junto com diretores, coordenadores, professores e membros da comunidade. É a partir desses dados que o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação realiza apoio técnico e financeiro às administrações regionais. Por ser pólo, durante os três dias, Gurupi receberá representantes técnicos do PAR dos 17 municípios da região Sul do Estado. Atualmente todos os 26 estados e o Distrito Federal e os 5.563 municípios assinaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas do PDE.

Por Marta Melo/Secop