Gurupi recebe nesta segunda-feira, dia 21 de maio, o projeto (Re) Ciclo de Cinema – Norte, aprovado pela Lei Rouanet N° PRONAC 11.12515, que será realizado em parceria com a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O projeto irá exibir o Filme “Rio”, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, o cinema é aberto ao público e todos podem participar.

O projeto (Re) Ciclo de Cinema – Norte – proporciona a integração de toda a cidade, promovendo a sustentabilidade e levando informações de vital importância sobre a reciclagem, visitando escolas e apresentando uma super sessão de cinema a céu aberto em praça pública.

Já na Escola Municipal Domingos Barreira Amorim, a partir das 9h30, e na Escola Municipal Antônio Lino, às 15h30, será exibido um filme institucional sobre as técnicas de reciclagem das embalagens longa vida da Tetra Pak, PET, vidros e latas; e ainda será realizada também uma oficina demonstrativa do processo de reciclagem e confecção de papel reciclado.

(RE) CICLO DE CINEMA
Levar cultura e conscientização, essa é a principal missão do Projeto (RE) CICLO DE CINEMA, criar e fomentar debates entre poder público e população sobre a necessidade de tratar o Lixo como grande parceiro do meio ambiente e não como mais um problema.

Nesses cinco anos por onde passou (Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste), a equipe do Projeto visitou mais de 480 Escolas Públicas, atingindo em média cerca de 50.000 alunos e professores, fornecendo para todas as escolas, material didático sobre a coleta seletiva, kits para fazer a reciclagem da Caixinha da Tetra Pak em sala de aula além de palestras e a exibição de filmes.

Proporcionar conscientização através da sétima arte em praça pública gratuitamente também faz parte do Projeto que já atingiu cerca de 300 mil pessoas em suas noites de cinema, uma tela de 300 polegadas com som e vídeo digital traz a oportunidade a muitas pessoas terem acesso ao cinema de forma gratuita levando assim mais informação sobre meio ambiente e qualidade de vida a todos.

Percorrendo até aqui cerca de 70 mil quilômetros o projeto também cria parcerias com prefeituras, foram cerca de 220 contatadas em todo o país mostrando alternativas de gerar emprego e renda através de cooperativas de catadores melhorando ainda mais a qualidade de vida de todos os munícipes.

Com Apoio do Ministério da Cultura e Realizado pela STR Eventos, o Projeto segue para sua maior missão: atingir todo o território Nacional completando assim o seu primeiro ciclo.