Aconteceu na manhã desta terça-feira (12/03) no Instituto Municipal de Educação Infantil Silny Rodrigues, de Gurupi, a abertura do ciclo de palestras e orientações em comemoração à 4ª Semana Estadual da Água, uma realização do Governo do Estado, Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Foz Saneatins, além de vários parceiros dentre eles a Prefeitura de Gurupi.

A referida palestra foi destinada ao público infantil com idade mínima de cinco anos, de escolaridade pré II, com a totalidade de 75 crianças que participaram atentamente do evento, onde aprenderam como escovar os dentes e, principalmente, como não gastar água de forma desordenada.

A coordenadora do Projeto, Maria Abadia Oliveira, afirmou que por meio de palestras semilares a estas, é que a sociedade vai tendo conhecimento de ser mais atento quanto ao uso da água. “Todos nós sabemos que a água é um dos bens mais preciosos que temos. A quem diz que é um bem infinito, mas para isso realmente ser verdade é preciso conscientizar esse público mirim, das vantagens de economizar, se caso isso não acontecer, esse bem será sim finito”, disse a coordenadora.

Para Maria da Glória, diretora da escola, a palestra foi bastante positiva e de grande valia, uma vez que o público-alvo da referida escola são as crianças e eles são os principais agentes de informação dentro de casa. “Os pais ouvem muito o que dizem as crianças, por este fato fica bem mais fácil eles transmitirem esse recado tão importante”, finalizou a diretora.

No período da tarde haverá palestras na Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares, às 14 horas, público-alvo 50 crianças de 04 a 05 anos, “Palestra de conscientização da importância das corretas práticas de higienização pessoal” e atividades práticas (escovação).

Representando o prefeito Laurez Moreira (PSB) o chefe de gabinete, Gutierres Torquato, destacou a importância deste trabalho de conscientização das crianças para a preservação e conversação da água.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 13/03/2013

Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, às 08 horas, público-alvo 50 crianças de 07 a 14 anos, “Exibição de vídeos/filmes de conscientização socioambiental para comunidade”.

Escola Municipal Antônio Almeida Veras, às 14 horas, público-alvo 50 crianças de 07 a 14 anos, “Exibição de vídeos/filmes de conscientização socioambiental para comunidade”.

Dia 14/03/2013

Escola Municipal Orlindo Pereira da Mota, às 08 horas, público-alvo 30 crianças de 07 a 14 anos, “Visita à Estação de Tratamento do Município”.

Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, às 14 horas, público-alvo 30 crianças de 07 a 14 anos, “Visita à Estação de Tratamento do Município”.