O plano de investimentos e melhorias no saneamento de Gurupi foi anunciado na tarde de terça-feira (19/03) pelo presidente da empresa Foz/Saneatins, Mário Amaro da Silveira, durante uma reunião com o prefeito Laurez Moreira (PSB). No encontro, que contou com a participação de secretários municipais, vereadores, presidentes de entidades classistas e empresários, o presidente da empresa afirmou que serão investidos nos próximos quatro anos R$ 60 milhões em Gurupi.

As ações fazem do plano de expansão e visam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Foz/Saneatins em Gurupi, tanto em relação ao abastecimento de água quanto ao esgoto. Atualmente, a empresa atende 98% da população gurupiense com o abastecimento de água e a meta é atingir os 99%, mas a prioridade, segundo o presidente, é melhorar a qualidade dos serviços e, principalmente, solucionar o problema dos rompimentos das tubulações na cidade.

Em relação à coleta de esgoto, 24,2% da cidade é atendida pelo sistema, que conta com 100% do tratamento deste esgoto coletado. A meta é atender, na primeira etapa, 80% da população gurupiense, quando serão implantados 87 quilômetros de rede de esgoto em Gurupi. Segundo o presidente da Foz/Saneatins, nesta primeira etapa deve ser atendido parte do Centro da cidade, além dos setores União, Novo Horizonte e Vila São José.

“Será feito um grande investimento para poder substituir a rede de tubulação e resolver a questão da pressão na rede em alguns pontos mais altos da cidade e também a questão dos rompimentos das tubulações. E na parte de esgoto estamos trabalhando para ampliar o atendimento na cidade. Estes investimentos devem iniciar após o período chuvoso, em abril, já começaremos as obras. A primeira etapa será a ampliação da estação de tratamento de esgoto e o início das melhorias da rede de água. Esperamos que ao final destes investimentos a gente tenha um sistema modelo aqui em Gurupi”, afirmou Mário Amaro da Silveira.

O prefeito Laurez afirmou que estes investimentos trarão muitos benefícios à população. “Sempre tivemos a preocupação de a prefeitura trabalhar com planejamento e este projeto de expansão dos serviços prestados pela Saneatins em Gurupi trará grandes melhorias. Nós queremos que a empresa faça isso em sintonia com a Prefeitura. Nós não podemos recuperar o asfalto e logo em seguida a Saneatins vir desmanchando a obra, fazendo buraco. Queremos fazer um convênio com a Saneatins para que esta recuperação seja feita pela Prefeitura e não pela Saneatins e que este asfalto venha nivelar todo pavimento. O asfalto será obrigação da Saneatins, mas a Prefeitura irá fazer este serviço, porém a Saneatins terá que pagar à Prefeitura pelo trabalho de recuperação”, afirmou o prefeito Laurez.

EMPRESAS

O prefeito Laurez destacou ainda que a Foz/Saneatins irá ver a possibilidade de atender a demanda de esgoto dos grandes empreendimentos imobiliários, como hotel, prédios, e também hospitais e empresas, até que a rede de esgoto seja implantada na parte Oeste de Gurupi.

Segundo o presidente da empresa, será analisado caso a caso. “As demandas que forem surgindo vamos resolver. Nós estamos aqui com duas agendas marcadas, sendo em uma empresa de bebidas e outra em um hotel da cidade. Vamos procurar caso a caso os pontos de geração de esgoto para a gente poder gerar soluções provisórias que se integrem até o final deste período de 2016, quando teremos soluções definitivas”, garantiu Mário Amaro.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Eremilson Ferreira Leite, as obras destes investimentos podem até trazer um transtorno no primeiro momento, mas a médio e longo prazos trarão grandes benefícios à toda população. “E com a abertura que a empresa deu de trazer toda sua compra de maquinários, equipamentos e material para as obras no comércio de Gurupi é um fator importante para os empresários da cidade”, frisou.