A equipe da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), esteve nesta terça-feira (12), na Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Gurupi ajustando os preparativos para o Lançamento do PLANO TOCANTINS SEM MISÉRIA, que acontecerá no próximo dia 26, a partir das 7h30 na sede da Associação Amigos do Basquete (AGAB) de Gurupi.

Com o Plano, as pessoas carentes de Gurupi poderão participar de vários programas criados para aumentar a renda, possibilitando assim condições dignas de vida. Gurupi e outros 16 municípios da região Sul já recebem as instruções para inclusão no Plano Tocantins sem Miséria.

Serão beneficiados as pessoas cadastradas nos programas CadÚnico, Bolsa Família, Mais Educação, Pioneiros Mirins, Famílias do Tocantins Sem Fome, BPC e Outros. O Lançamento contará com a presença do Governador Siqueira Campos e lideranças políticas estaduais e da região Sul.

Além de Gurupi, os municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Sucupira e Talismã assinarão o Termo de Pactuação Técnica, entre o Governo do Estado, SETAS e prefeituras.

Pronatec – Tocantins sem Miséria

O Plano visa incrementar a formação técnica e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas ou em processo de inclusão no Cadastro Único da Assistência Social, o CadÚnico. O Pronatec Tocantins sem Miséria é uma parceria entre o governo do Estado do Tocantins, MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Mec – Ministério da Educação e Cultura no âmbito do Pronatec/ Brasil sem Miséria.

As famílias interessadas nos cursos devem se dirigir a AGAB, munidos de CPF, NIS (Número de Inscrição Social) e comprovante de residência.

O programa oferecerá cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção de trabalhadores em situação de vulnerabilidade social que sejam beneficiárias de programa sociais federais ou estaduais.