Neste sábado (23/03), a partir das 7h30, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza a 1ª Formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pacto), para professores dos 1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O curso será das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 na Escola Municipal Antonio de Almeida Vera, localizada na Av. Brasília entre ruas 15 e 16. Segundo a Coordenadora de Programas e Projetos de Gurupi, Vanuzia Rocha da S. Rodrigues, cerca de 100 professores devem participar da capacitação.

“A capacitação tem o total de 240 horas, neste serão 120 horas pra língua portuguesa, em 2013 será incluído matemática. Os professores irão receber uma bolsa no valor 10 parcelas de R$ 200, pago pelo MEC, como forma de incentivo pra participar do curso. Receberão o benefício os professores cadastrados no Censo Escolar de 2012”, informou Vanuzia.

PACTO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.

Isto significa que, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

NÚMEROS DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL

N° escolas com matrículas no 1°, 2°, 3° ano e multisseriadas/ multietapa 108.733;

N° de turmas do 1°, 2°, 3° ano e multisseriadas/ multietapa 400.069;

N° de matrículas do 1°, 2°, 3° ano e multisseriadas/ multietapa 7.980.786;