A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 12 e 14 (terça e quinta-feira) deste mês uma capacitação para exame e diagnóstico do tracoma (doença que pode causar cegueira nas crianças). O curso acontece das 08 às 12 horas e 14 às 18 horas, no Auditório do SAE na Policlínica Luiz Santos Filho.

Participam da capacitação médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde de Gurupi. Segundo Mônica Paula, coordenadora Municipal de Hanseníase, essa capacitação é necessária para a realização da campanha nacional de busca ativa de casos de Hanseníase, tracoma e tratamento quimioprofilático de Geohelmintíases em escolas, que irá acontecer entre os dias 18 e 22 deste mês.

A campanha será realizada em alunos com idade entre 5 e 14 anos da rede municipal e estadual de ensino, onde a equipe de saúde do Município de Gurupi estará nas escolas administrando o comprimido de albendazol 400 mg dose única, realizando o exame do tracoma e recebendo as fichas de auto imagem sobre hanseníase.

As atividades da Campanha incluem ainda, mobilização e orientações para os professores e escolares, subsidiadas por material didático confeccionado para esse fim. Essas ações fazem parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do Ministério da Saúde para eliminação de algumas doenças endêmicas de saúde pública. Ao todo, no país, o MS escolheu 804 municípios para desenvolver essas ações, sendo que dois dos mais importantes critérios de escolha foi pela incidência de casos e/ou pelo baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.

Os municípios participantes da ação no Tocantins são: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Campos Lindos, Carrasco Bonito, Chapada da Natividade, Colinas, Couto Magalhães, Esperantina, Guaraí, Gurupi, Lizarda, Mateiros, Miracema, Miranorte, Palmas, Recursolândia, Rio da Conceição, Santa Maria e São Miguel.

TRACOMA

Tracoma é uma doença oftálmica altamente contagiosa, de etiologia bacteriana, causadora de comprometimentos na córnea e na conjuntiva. Provocafotofobia, dor e lacrimejamento, podendo levar à cegueira. É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e é transmitida por contato direto com os olhos, nariz e secreções bucais de indivíduos afetados, ou então através de objetos que tiveram em contato com essas secreções.

Mais informações com Mônica Paula, coordenadora Municipal de Hanseníase, pelos telefones: (63) 3312878 / 9246-0997.