Aconteceu na manhã dessa sexta- feira (27/09), em Gurupi, uma simulação de primeiros-socorros à vítimas de acidente de trânsito. A ação foi realizada em parceria com 4ª Cia do Corpo de Bombeiros Militar de Gurupi, Polícia Militar, SAMU, Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança do município, dentre outros.

O superintendente municipal de Trânsito e Segurança do município, David Henrique Garcia destacou que o objetivo da ação dói mostrar uma simulação de acidente de trânsito no centro de Gurupi, com transmitisse o máximo de realidade possível. “Foram imagens que surpreenderam muita gente que não sabia que era uma simulação. Mas a ideia é essa mesmo, de chamar a atenção para os perigos no trânsito e despertar a consciência das pessoas para a prevenção desses acidentes”, afirmou o superintendente.

SIMULAÇÃO

A Avenida Goiás com a rua 7 foi o lugar escolhido para a realização da ação. Educadores de escolas municipais da cidade e alunos prestigiaram toda a movimentação. “Queremos transmitir em especial aos alunos aqui presentes a importância das politicas de cuidado no trânsito”, disse o sargento PM Geraldo Cardoso Costa.

Carros envolvidos em acidentes foram expostos no local, servindo de suporte na simulação. Atores se passaram por vítimas enquanto bombeiros, equipe do SAMU e policiais militares trabalhavam no resgate. O que chamou mais atenção dos presentes foi o incêndio provocado em um dos veículos. “O que eu vi aqui me ajuda a pensar como futuro motorista a respeitar as leis de trânsito assim como elas são”, disse Ricardo Corsino dos Santos, aluno do nono ano de uma escola municipal de Gurupi.

Para Rosimeire Aires da Silva, diretora da Escola Municipal Professora Ilza Borges Vieira a ação vai auxiliar nos trabalhos em sala de aula. “Além disso, sensibiliza nossos alunos quanto às consequências da má conduta dos condutores de veículos e pedestres”, disse ela.

DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS

Ao término da simulação, o Detran e a Superintendência Municipal de Trânsito e Segurança se uniram para mais uma ação. A equipe distribuiu aos motoristas um material educativo, como bafômetros descartáveis. “Queremos passar à sociedade a mensagem de que não vale a pena ingerir drogas e depois assumir a direção de um veículo”, disse David Henrique Garcia.

Na ocasião, agentes municipais de transito ainda auxiliaram os condutores a usarem o cinto de segurança e a não falarem ao celular enquanto dirigem. “De nada adianta uma ação como essa se o condutor não se conscientiza de suas próprias responsabilidades”, disse ainda o superintendente municipal de transito e segurança da cidade. A simulação é uma das ações que marca o encerramento da Semana Nacional do Trânsito.