Uma equipe da Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente de Gurupi está participando, durante toda esta quinta-feira (03/10) do curso de qualificação de gestores ambientais para a captação de recursos. O encontro acontece auditório do Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO) e tem como objetivo estimular a criação da Rede Ambiental de Captadores de Recursos do Tocantins (Reambto).

A iniciativa é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Instituto Idahra), que durante o mês de outubro estará presente em outras 09 regionais do Estado para realizar as capacitações e formar a rede com representantes de cada município. Ao todo serão 13 regionais, contemplando os 139 municípios tocantinenses.

Além de Gurupi, também participam dessa capaciação representantes dos municípios de de Aliança, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú, Lagoa da Confusão, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador, São Valério, Sucupira e Talismã.

De acordo com o coordenador de projetos da Semades, Fabio Strieder, que está em Gurupi ministrando a capacitação, o objetivo é facilitar o desenvolvimento de projetos ambientais por meio da mobilização dos gestores municipais de meio ambiente e orientações sobre as formas de captar os recursos necessários às ações.

Durante essa capacitação, estão sendo apresentados aos participantes conceitos gerais sobre elaboração de projetos, execução, gestão e prestação de contas, entre outros importantes pontos sobre legislação e o Sistema Nacional de Convênios (Siconv). Após a etapa de capacitações, será criado no site da Semades (www.semades.to.gov) um portal para os profissionais que irão compor a rede para que a mesma possa ser instituída.