Aproveitando a reunião de 15 municípios, entre os quais Gurupi, durante a realização do 2° Fórum Regional das Águas, em Peixe na última segunda-feira (21/10), o doutor em meio ambiente e gerente da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Gurupi, Jandislau José Lui, propôs o debate sobre modelos de cidades sustentáveis, no qual a vida urbana socioeconômica cresça aliada a ações de sustentabilidade.

“Nesse contexto é preciso que se discutam os resíduos sólidos, água, esgoto, sistema de drenagem de águas pluviais, paisagismo urbano, mobilidade, transporte coletivo, equipamentos urbanos, dentro outros temas”, ressaltou. Ele defendeu o modelo como reforço na qualidade de vida. “Esses pontos precisam ser discutidos com o objetivo de não mais haver um aumento dos problemas das cidades, como a deteriorização, e sim que continuem a crescer, mas de forma que todos vivam bem”, frisou.

Ele anunciou que até dezembro próximo será criado o Comitê de Bacias do Rio Santo Antônio, em Gurupi. O manancial, segundo Lui, sofre com os efeitos da estiagem, o que resulta na baixa oferta no volume de água e compromete a vida da comunidade ribeirinha que depende do rio para atividades nas áreas da agricultura e pecuária. “Esse comitê que vai reunir ONGs, poder público e universidades e será a melhor forma de gerir os interesses do rio e desenvolver mecanismos para preservação da mata ciliar”, disse.

(Débora Ciany – Jornal do Tocantins)