Tendo Gurupi como município anfitrião, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, começou nesta segunda-feira (21) e vai até o próximo dia 25 de outubro, a Capacitação Regionalizada – Pacto de Aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Promovido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), o evento está acontecendo no auditório da Subseção da OAB em Gurupi, no horário comercial, e conta com a participação de representantes de 17 municípios da região sul do Estado.
A presidente do COEGEMAS – Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Tocantins Sonja Cáthia Marinho Costa Brito, informou que a capacitação está sendo ministrada por técnicas da Setas e visa uma discussão ampla sobre o Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal. “Dentre as temáticas que estão sendo discutidas está a desprecarização dos vínculos trabalhistas que atuam nos serviços sociassistências e na gestão do SUAS”, afirmou Sonja, apontando, também, como foco, a adequação da legislação dos municípios à legislação do SUAS, bem como, o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, dentre outros assuntos que fazem parte de uma extensa pauta de discussões.
A Vice-Prefeita e Secretária de Desenvolvimento Social de Gurupi, Dolores Nunes, destacou a importância do evento para a capacitação dos técnicos municipais de assistência social para que possam lidar, com mais eficácia, com as políticas públicas que venham a fortalecer as ações colocadas em prática por cada município. Dolores disse ainda, que como parceria da iniciativa, a Prefeitura de Gurupi está arcando com as despesas de alimentação de todos os participantes do evento.