Empenhada em combater de forma mais efetiva a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, bem como, a incidência do Calazar na cidade, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (31/10) uma capacitação sobre leishmaniose visceral (Calazar) e Dengue, para os profissionais de saúde do município.

O evento aconteceu no auditório da OAB e, além do pessoal ligado à área da saúde pública, chamou a atenção, também, a participação várias pessoas da comunidade, que foram buscar mais informações para se evitar a proliferação dessas doenças, bem como, saber os tipos de tratamento.

A capacitação contou com palestras dos acadêmicos de Medicina João Victor Lopes e Heverton Ferrão, o Coordenador da Vigilância Epidemiológica Rodrigo de Oliveira, a enfermeira Ivanildes de Oliveira Lima, Coordenadora Administrativa das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde do Município, dentre outros.

A dona de casa Maria do Rosário de Freitas, moradora do setor Vila Nova, disse que está fazendo a sua parte, deixando seu quintal limpo, principalmente, neste período de chuva que já começou. “Estou ouvindo esta palestra com muita atenção para ficar bem informada sobre o assunto e poder levar mais informações aos meus vizinhos. Precisamos evitar a doença”, afirmou.

Foi montada uma força-tarefa formada por equipes da Vigilância Epidemiológica, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi que já estão trabalhando na promoção da saúde, com palestras educativas, distribuição de folders e buscas ativas de casos, exames sorológicos em cães.