O Loteamento Vila dos Funcionários, na região de Gurupi, foi criado em meados de 1970, destinado a abrigar servidores do antigo Departamento de Estadas e Rodagens de Goiás (Dergo). O tempo foi passando, o Estado do Tocantins foi criado em 1988, o órgão mudou a denominação para Dertins, passaram vários prefeitos pela Prefeitura de Gurupi, mas a área nunca foi legalizada.

Mais recentemente, o Dertins ganhou nova denominação: Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), porém, o problema de regularização fundiária do loteamento ainda perdurava, até que o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira resolveu dar fim ao problema, para a alegria dos moradores que residem naquele local.

Na manhã desta quinta-feira (03/10), o prefeito Laurez Moreira recebeu em seu gabinete, o representante da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (TerraPalmas), Walter José Júnior, quando entregou o Decreto 947/2013, que regulariza, por parte da Administração Municipal, os limites e confrontações do Loteamento Vila dos Funcionários do Dertins, cuja área, até então, é de propriedade do Governo do Estado do Tocantins, atendendo assim, a necessidade apontada pelo Serviço de Registro de Imóveis da cidade.

Também participaram desse encontro, a vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Social, Dolores Nunes e os vereadores Ivanilson Marinho (PMDB) e Leca Brito (PSB)

O prefeito Laurez explicou que a partir da assinatura desse Decreto, a TerraPalmas vai tomar as medidas legais para que seja feito o registro dos lotes no Cartório de Imóveis de Gurupi. “Pretendo entregar as escrituras desses imóveis o mais breve possível, mas o prazo final vai depender do Cartório”, afirmou Laurez.

TerraPalmas

A Companhia Imobiliária do Estado tem como função gerir todo o patrimônio imobiliário do Tocantins e é responsável pelos projetos de parcelamento e de ocupação de terras públicas, bem como do planejamento e implantação de áreas para residências, comércio ou serviços, além da criação de núcleos habitacionais, áreas comerciais, setores industriais ou parques ecológicos.