Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente de Gurupi, por meio da sua Gerência de Meio Ambiente, foi realizada na tarde de terça-feira (05/11), a audiência pública na Câmara de Vereadores, para a apresentação da Minuta do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município.

O secretário de Produção e Meio Ambiente, Pedro Dias, informou que sua pasta viabilizou estudos e elaborou a minuta do Plano que tem como finalidade o desenvolvimento das atividades voltadas para o manejo adequado de resíduos em todo o Município de Gurupi.

Coube ao gerente de Meio Ambiente, Jandislau José Lui, a apresentação do Plano. Ele explicou que a Política Municipal de Resíduos Sólidos está sendo formulada de modo a promover ações voltadas para a coleta, transporte, redução da geração de resíduos, reutilização dos resíduos, reciclagem dos resíduos gerados, destinação final dos resíduos sólidos ambientalmente adequados, disposição final dos resíduos sólidos ambientalmente adequados, gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, monitoramento ambiental e economia dos recursos naturais.

“Este Plano também atende a uma das condicionantes para que o Município de Gurupi obtenha acesso a recursos da União destinados a empreendimentos e a serviços relacionados com a limpeza urbana e com o manejo de resíduos, ou para ter benefícios por incentivos ou financiamento de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade, na forma do artigo 18 da Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirmou o gerente de Meio Ambiente.

De acordo com a minuta do Plano apresentada, ficará assegurada à sociedade gurupiense a participação no acompanhamento da prestação dos serviços de limpeza municipal e no gerenciamento dos resíduos sólidos, como responsabilidade compartilhada com o Poder Público, nos termos da legislação pertinente, de modo que a gestão dos serviços seja acompanhada pela população que poderá contribuir na identificação de problemas e falhas operacionais que possam vir a diminuir a confiança no sistema.