O prefeito Laurez Moreira participou na manhã desta quarta-feira (12-02), da inauguração do posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Gurupi. Funcionando numa área próxima ao Aterro Sanitário do município, o posto tem capacidade para receber até 200 toneladas de embalagens por ano, que serão trazidas pelos próprios produtores por meio de agendamento prévio.

O posto será mantido pela ADIATO – Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins, que foi fundada justamente devido a preocupação e a necessidade de dar destinação adequada às embalagens de insumos. “Com essa inauguração vamos beneficiar não só Gurupi, que vêm se destacando no cenário agrícola, mas também outros municípios da região sul que possuem produtores e que atualmente tinham que descartar essas embalagens na cidade de Silvanópolis”, frisou Reginaldo Silva Fernandes, presidente da ADIATO.

Ainda segundo Fernandes as embalagens descartadas nas propriedades, colocam em risco a saúde dos produtores e prejudicam o meio ambiente. “Vamos atender de segunda à sexta das 8hs às 17hs e os produtores poderão agendar a entrega das embalagens pelo telefone(63)99791816 e também tirar as dúvidas sobre o recolhimento dessas embalagens”, destacou.

De acordo com o prefeito Laurez Moreira trata-se de um momento importante para o meio agrícola “É um bom exemplo e nós da prefeitura apoiamos iniciativas como esta. Percebemos que tudo foi planejado e executado dentro do que pede a lei e isso é muito importante”, destacou o prefeito frisando que o município cedeu a área para a associação.

Entrega de embalagens

Com a falta de postos de coleta, os produtores eram obrigados a mandar as embalagens até o posto de Silvanópolis. O descarte dessas embalagens é um problema para os produtores rurais.

Antônio Rodrigues/Secom