A trajetória dos pioneiros, as conquistas e os desafios futuros marcaram a comemoração dos 29 anos da Fundação e Centro Universitário UnirG. Um café da manhã foi oferecido hoje, 18, no novo auditório do campus I da Instituição, inaugurado na manhã de hoje.

O evento contou com a presença do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, da vice-prefeita, Dolores Nunes, do presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, do reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias, além de vereadores, professores e servidores do quadro técnico-administrativo.

A abertura do evento foi feita pela Orquestra Jovem de Cordas do projeto Ciranda das Artes da Casa de Cultura da UnirG. Durante o evento o grupo de ballet da Casa de Cultura também fez uma apresentação.

No seu pronunciamento, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, afirmou que a inauguração do auditório marca um novo tempo na história da Instituição. “Este é um ato simbólico que mostra que esta é uma gestão comprometida com tempos melhores. Temos pessoas empenhadas em todos os cargos trabalhando para o sucesso da UnirG. Com gestão seria é possível fazer muito mais e cuidar bem do patrimônio público”.

Barbalho destacou ainda a aquisição de livros que foram entregues simbolicamente às coordenadoras do curso de Direito, Maydê Borges Beani Cardoso e do curso de Comunicação Social, Catarina Muniz, além da reforma do Serviço Escola de Psicologia (Sepsi) que encontra-se em andamento. “Foram 400 mil reais gastos na compra de livros e para o segundo semestre teremos novos investimentos nessa área”, anunciou o presidente.

O reitor da UnirG, Alexandre Dias, afirmou que “pessoas visionárias no passado enxergaram um futuro promissor para esta região. Hoje nós visualizamos e vivenciamos este sonho. Valeu a pena sonhar”.

Para o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, mesmo diante dos grandes desafios, a UnirG é motivo de orgulho para Gurupi. “Esta Instituição é viável, basta ser tratada com respeito na sua gestão. Sonhamos com a conclusão do campus I e estamos trabalhando também para que a UnirG seja referência no Norte do Brasil”, afirmou.

Emocionada, a vice-prefeita Dolores Nunes, destacou o árduo trabalho dos pioneiros que lutaram para a criação Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Facich), que anos depois deu origem a UnirG.

“Esta é uma história construída a muitas mãos. É fruto do trabalho de pessoas que não mediram esforços para construir uma cidade melhor para seus filhos. Hoje recebemos pessoas de outros lugares que chegam aqui buscando qualificação”, disse Nunes.

A secretária acadêmica, Célia Maria Augustini da Silveira, servidora da UnirG desde fevereiro de 1986, falou em nome dos servidores do quadro técnico-administrativo. “Esta Instituição passa por etapas, mas que são vencidas com êxito. A UnirG deve ser marcada pela primazia na busca do conhecimento. Precisamos arregaçar as mangas e continuar trabalhando para que a UnirG cresça continuamente”, finalizou a secretária.

Ascom/Unirg