Com o objetivo de conhecer de perto uma grande propriedade de piscicultura e trocar informações com outros criadores de peixes, vários piscicultores da região Sul do Estado participaram da visita técnica realizada na Fazenda Mirador, localizada no município de Taipas, na última sexta-feira (07/02). O evento fez parte do 1° Encontro de Piscicultores da Região Sul do Tocantins, organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo, e vários parceiros.

Piscicultores de Gurupi, Alvorada, Dueré, Figueirópolis e Cariri, acompanhados da bióloga da Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Wilma Lúcia, viajaram até a fazenda, de propriedade do secretário de Agricultura de Palmas, Roberto Jorge Saihum, que fica em Taipas do Tocantins e hoje vende cerca de três toneladas de peixes por semana para Goiânia (GO). No local os visitantes conheceram o laboratório, onde acontece a classificação dos alevinos; viram os 17 tanques, com cerca de 130 mil alevinos em cada um, onde os peixes ficam durante o período de reprodução e também de crescimento; e ainda foram até os criatórios de engorda, de onde o pescado sai no ponto de venda.

Segundo o encarregado da propriedade, Luiz Carlos Correia, a média de engorda dos peixes é de cerca de cinco gramas por dia, e, geralmente, eles ficam no criatório por um período entre oito e dez meses, dependendo da espécie e do manejo. “A criação de peixe no Tocantins é muito viável em virtude do clima, que é propício para o peixe, com temperatura de água ideal e a qualidade da água também é muito boa. O mercado tocantinense é promissor e tem capacidade de absorver a produção de peixes no Estado”, afirmou Correia.

Ainda de acordo com o encarregado, é pretensão dos proprietários da fazenda investir ainda mais na produção de pescado para, no futuro, construir um frigorífico na cidade, visando absorver a própria produção e também dos municípios vizinhos. “A nossa produção deve chegar a quatro toneladas de peixe por dia, ainda neste primeiro semestre, e o projeto é triplicar este número e, consequentemente, construir o frigorífico. O objetivo é fazer parceria com pequenos e médios produtores para absorver esta matéria-prima deles para ser processada no frigorífico”, disse o encarregado da propriedade, Luiz Carlos Correia.

E é visando alcançar este mercado que os piscicultores da Região Sul do Estado conheceram de perto as técnicas de manejo, de engorda e de tratamento da fazenda em Taipas. Atentos às explicações e aproveitando para tirar as dúvidas, os criadores demonstraram muito interesse na visita técnica e classificaram a oportunidade como fundamental para o desenvolvimento da piscicultura em Gurupi e região.

“Este primeiro encontro de piscicultores da região sul do Tocantins foi muito importante porque nos abriu novos horizontes, conhecemos pessoas com mais experiência que podem nos ajudar não só na criação de peixes, mas também com a nossa associação recém criada. O evento e a visita técnica foram bem organizados. Com a visita vimos muitas coisas que vão nos auxiliar em nossa propriedade”, declarou Pedro Paulo Santana Rios, piscicultor de Gurupi, que começou a investir na criação peixes há cerca de um ano e está produzindo aproximadamente 25 mil quilos de pescado, nesta primeira fase do projeto.

O secretário municipal de Produção e Cooperativismo de Gurupi, Pedro Dias, destacou a importância da realização desse evento para o fortalecimento da atividade na região. Na oportunidade, o secretário também informou que dentro de pouco tempo, Gurupi vai contar com um abatedouro de pescado, que será instalado numa área no Parque Agroindustrial de Gurupi.

APIRES

A Associação dos Piscicultores da Região Sul do Tocantins (Apires), foi uma das parceiras no 1° Encontro de Piscicultores da Região Sul do Tocantins, realizado pela Prefeitura de Gurupi, nos dias 06 e 07. Criada há cerca de dois meses, a Apires conta com 09 piscicultores fundadores e segundo o presidente da Associação, Juarilson Azevedo, que participou ativamente de toda programação, o evento e o apoio do município para o desenvolvimento da piscicultura no Estado são de suma importância.

“Estas visitas e encontros sempre trazem mais conhecimento para um segmento que ainda é carente de saber e conhecer. Estas coisas sempre agregam para que você veja e aplique as melhores práticas e ideias novas. Este tipo de intercâmbio faz com que vejamos onde precisamos melhorar e podemos corrigir para aumentar a produção de peixes em nossa região”, disse o presidente da Apires.

A Associação visa congregar os piscicultores de toda região Sul do Estado, buscando organizar o setor, para fortalecê-lo. “A Apires nasceu para que, juntos, os piscicultores possam ir em busca de melhorias. Que possamos ir juntos buscar apoio perante o poder público, aumentar o nosso poder de compra, buscar a regularização das normas, entre outros benefícios”, frisou Juarilson, ressaltando que a Apires tem todo apoio da Prefeitura de Gurupi.

Leilane Macedo/Secom Gurupi