Nesta terça-feira, à tarde, foi bastante movimentada no setor Sol Nascente, em Gurupi. A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo inaugurou mais uma Feira do Produtor da Agricultura Familiar. A feira vai funcionar toda as terças-feiras, no estacionamento do Parque de Exposições Agropecuárias Antônio Lisboa da Cruz. Esta é a segunda Feira do Produtor existente na cidade. A primeira, já acontece todas às quintas-feiras, na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 16 horas.

O Prefeito Laurez Moreira frisou, na inauguração, a importância de incentivar a agricultura familiar, lembrando que não há necessidade do gurupiense importar produtos de outras cidades ou estados, uma vez que os produtores de Gurupi têm condições abastecer o mercado local. Laurez garante que os agricultores gurupiense produzem alimentos de qualidade e a preços mais baixos, pois não existe a figura do atravessador.

O secretario de Produção e Cooperativismo, Pedro Dias disse que essa edição da Feira do Produtor da Agricultura Familiar foi um sucesso, principalmente, devido a expressiva quantidade de visitantes e compradores, o que na sua opinião comprava que a iniciativa está dando certo.

Verduras, frutas, milhos, queijos, galinha caipira, biscoitos caseiros, embutidos e defumados, são alguns dos produtos que vêm direto da roça para a feira, trazidos pelos próprios produtores rurais, que agora vão ter a oportunidade de comercializarem os produtos por mais um dia durante a semana, aumentando, assim, a possibilidade de aumentar a renda familiar.

Produtora rural do Assentamento Vale Verde, Adenilde Sousa aprovou a ideia de se ter duas edições da Feira do Produtor por semana. Ela afirma que antes, as hortaliças que ela comercializava murchavam e acabavam perdendo em casa por falta de comercialização. Agora, ela diz ser diferente, pois trazendo sua produção para a cidade a venda é garantida.

Dona Marcilene Marinho entusiasmada com a venda dos produtos da agricultura familiar já traz aboboras e a mandiocas limpas, cortadas e embaladas. Assim ela garante a preferência da população, já que acaba facilitando o preparo.