Acontece na quinta-feira (15), no horário das 07h30min às 11 horas, o segundo encontro de formação continuada para monitores e coordenadores do Programa Mais Educação, na sala 24, do Bloco C, Campus II, do Centro Universitário Unirg.

O encontro tem o acompanhamento da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e é oferecido pelo Centro de Apoio Pedagógico- Ceape, da Unirg.

É esperada a participação de 40 profissionais, sendo 15 monitores, 15 coordenadores do do Programa Mais Educação, mais outros cinco profissionais da Secretaria Municipal de Educação e cinco profissionais da Unirg.

De acordo com Vanuzia Rocha da Silva, coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, a iniciativa tem por objetivo o apoio na capacitação didática-pedagógico especializada em diferentes de dificuldades de aprendizagem, visando o trabalho com alunos do ensino fundamental e anos iniciais.

Em Gurupi 15 escolas da Rede Municipal de Ensino implantaram o Programa Mais Educação, numa parceria com o Governo Federal, que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da aprendizagem, com o estímulo à ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escolas públicas.

A coordenadora explica que a oferta da educação integral é realizada por meio da diversificação de atividades educacionais. As escolas passam a oferecer orientação de estudos e leitura, com acompanhamento pedagógico, obrigatória para todas as escolas, com monitoria, preferencialmente, de estudante de licenciaturas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ou estudante de graduação com estágio supervisionado.

“Além do acompanhamento, os participantes podem optar por ações nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica”, finalizou, Vanuzia.

Cíntia Ribeiro/Secom