Com o objetivo realizar pesquisa para identificar a situação da população carcerária LGBT (lésbicas, gays,bissexuais, travestis e transexuais), em Gurupi, a Secretária Municipal de Saúde de Gurupi, participou de uma ação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do seu Núcleo da Diversidade Sexual – NUDIS, quando aconteceu visita à Casa de Prisão Provisória (CPP), da cidade. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi disponibilizou 1.000 preservativos para os detentos.

De acordo com a Defensoria Pública, o intuito dessa ação de orientar, identificar se existem violações dos direitos dos presidiários, verificar o cumprimento da Resolução Conjunta N °1, de 15 de abril de 2014, que estabelece os parâmetros deacolhimento de LGBT em privação de liberdade no Brasil, instituída pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e Conselho Nacional de Combate à Discriminação.