Na última sexta-feira, 22, os estudantes do 9° período do curso de Direito, do Centro Universitário UnirG, tiveram uma aula diferenciada com visita ao aterro sanitário de Gurupi. A ação fez parte do planejamento da disciplina de Direito Ambiental, ministrada pela professora Karita Carneiro Pereira Scotta.

De acordo com a professora, o objetivo foi observar as obras e infraestrutura componentes do aterro, bem como sua operação e funcionamento. “A visita proporcionou aos acadêmicos uma visão concreta e atual sobre a gestão de descarte dos resíduos sólidos urbanos. Tendo em vista que os municípios de todo o país tinham o prazo até agosto deste ano para cumprirem as metas estipuladas pela Lei 12.305/2010”, disse a professora.

Karita Scotta destacou que a lei criou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos “a qual tem por finalidade tratar todos os resíduos e reduzir o volume de material depositado no meio ambiente em aproximadamente 70%”, frisou ela.

Durante a visita os acadêmicos puderam visualizar como a lei deve ser implementada. “Esta foi primeira vez que eu estive num aterro sanitário e achei muito interessante, pois fiquei conhecendo como é todo o funcionamento do local”, disse a acadêmica Raianne Caetano.

Na visita, foi abordado que Gurupi é um dos dois municípios do Tocantins que está implementada a Politica Nacional de Resíduos Sólidos e cumpriu o prazo estipulado para criação de aterro sanitário, excluindo o descarte de resíduos sólidos em “lixões”. O outro município é a capital Palmas.

Aterro Sanitário

Aterro Sanitário de Gurupi conta com valas apropriadas para depósito de resíduos de diversas naturezas (domésticos, de serviço de saúde, animais mortos e inertes).

“Os resíduos de serviços de saúde não são mais depositados no aterro sanitário, sendo encaminhados por empresas contratadas especializadas para incineração. Em relação aos resíduos de construção civil, estes são depositados em áreas específicas de destinação localizadas no Setor Vila Nova e Setor Santa Rita”, mencionou Scotta

“As valas contam com revestimento especifico por membrana geotécnica, a qual protege o solo e subsolo impedindo a contaminação por percolados – chorume (líquido altamente tóxico originado da decomposição dos resíduos). O chorume é encaminhado por ductos, até uma vala especifica para deposito e tratamento. Os resíduos também produzem gases inflamáveis,os quais são drenados de forma adequada no aterro sanitário”, afirmou a professora.

Para a docente a visita produziu resultados positivos “tendo em vista que fomentou a discussão acadêmica sobre a temática ambiental e favoreceu a percepção dos conteúdos ministrados no ambiente acadêmico bem como se percebeu a relevância da conscientização dos alunos, enquanto cidadãos e disseminadores de conhecimento, para uma melhor educação ambiental e preservação dos recursos naturais locais”, disse Scotta.

Em Gurupi ainda há outras metas a serem cumpridas e adequadas para atender as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “O município está buscando soluções e recursos para implementação total”, disse o diretor Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Dr. Jandislau José Lui, que orientou a visita dos acadêmicos. (Ascom/Unirg)