O Aeroporto Regional de Gurupi Comandante Jacinto Nunes da Silva está entre os 100 aeroportos regionais do Brasil com maior potencial de desenvolvimento. O levantamento foi divulgado na última quarta-feira, 17, durante a abertura da Airport Infra Expo & Aviation Expo, que aconteceu em São Paulo. No estudo apenas dois aeroportos tocantinenses foram considerados: Gurupi e Araguaína.

Feito pela empresa de consultoria Urban Systems, o “Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento”, teve como base os complexos aeroportuários que fazem parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos do Governo Federal , que prevê investimentos superiores a R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais.

A classificação foi determinada por aspectos como transporte de passageiros e cargas, varejo, educação, hospedagem, infraestrutura e localização.

Melhorias no Aeroporto Regional de Gurupi já foram anunciadas pelo prefeito Laurez Moreira (PSB), com isso a vinda de uma grande companhia aérea deve ser concretizada a curto prazo, possibilitando assim, a ligação do município com as principais cidades do país.

O prefeito Laurez disse que está em conversação com a companhia Azul Linhas Aéreas para que Gurupi seja inserida nas rotas de voos para Brasília, Goiânia e outras principais cidades do país.

Laurez afirmou ainda que tem todo o interesse que a empresa disponibilize voos regulares no Aeroporto Regional de Gurupi, o que segundo ele, atenderá, também, a população residente na região sul do Estado. “Se for o caso, vamos procurar fazer uma parceria com os prefeitos das cidades da região no sentido de viabilizarmos esses voos em Gurupi. Trata-se de uma iniciativa de interesse regional e estamos empenhados na sua concretização”, afirmou Laurez.

Quando em visita à Gurupi no ano passado, o gerente de relações institucionais da Azul, Ronaldo da Silva Veras disse que tinha ficado muito feliz com a receptividade do prefeito Laurez, ressaltando que teve uma boa impressão da cidade. “A empresa tem interesse de expandir suas rotas e Gurupi nos parece uma cidade promissora, com reais condições de operacionalidade, faltando apenas acertar alguns detalhes para concretizarmos isso”, afirmou.

Veras também informou que a Azul pretende disponibilizar na rota para Gurupi, aeronaves turboélices ATR 72-600, com capacidade para até 68 passageiros. (Rafael Chaves e Zacarias Martins)