Na tarde desta quinta-feira (18) o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), assinou convenio com a Caixa Econômica Federal para execução do projeto de trabalho social nos conjuntos habitacionais Alvorada I que hoje têm 135 famílias, o Alvorada II, onde moram 228 famílias e também, no Residencial Madrid, cuja inauguração está prevista ainda para esse ano com mais 233 unidades habitacionais.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio, além do prefeito Laurez Moreira, o representante da Caixa Econômica Federal, Raimundo Camargo Filho, que também é gerente da agencia em Gurupi, o secretário Municipal de Habitação, Carlos Barcellos e a Diretora de Habitação dessa Secretaria, Rita Cavalcante.

AÇÕES

A Secretaria Municipal de Habitação de Gurupi, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida tem como pressuposto básico, mobilizar, organizar, potencializar, sensibilizar e capacitar seus beneficiários através dos eixos Mobilização e Comunicação com a participação Comunitária e Desenvolvimento Sócio organizativo, Empreendedorismo, Educação (Sanitária e Ambiental, Patrimonial, Mobilidade Urbana, para a Saúde), Remoção e Reassentamento.

Desta forma, as ações inseridas nesses eixos serão executadas por meio da contratação de uma empresa de consultoria, com experiência em trabalhos com a comunidade, por meio de projetos sociais, que tenha como foco o desenvolvimento sustentável das famílias em questão.

A equipe será composta por assistente social, psicóloga e pedagogo no intuito de trabalhar a inclusão social dos moradores nos conjuntos habitacionais, desde a criança até o idoso.

O convênio trata-se de uma atividade essencial a ser realizada com as famílias beneficiadas pelos projetos. Esse tipo de trabalho envolve várias ações, que se iniciam antes da obra e continuam após a mudança dos moradores para suas residências.

O prefeito Laurez destacou que com o advento da Política Nacional de Habitação, o trabalho social passou a ser parte obrigatória dos projetos de intervenção habitacional. Trata-se de uma atividade essencial a ser realizada com as famílias beneficiadas pelos projetos. Esse tipo de trabalho envolve várias ações, que se iniciam antes da obra e continuam após a mudança dos moradores para suas residências.

Laurez Moreira disse ainda que essa é uma preocupação da gestão municipal. “Queremos além de entregar moradias à população carente preparar essas pessoas para receber essas casas. Elas devem saber a importância de zelar do lugar ondem moram”, afirmou o prefeito.

Para Rita Cavalcante, diretora de Habitação Municipal o intuito maior é exatamente isso, conscientizar a população do bom uso do imóvel e também ter cuidados quanto à preservação do meio ambiente já que os conjuntos habitacionais ficam próximos a áreas de preservação permanentes.

O secretário de Habitação Carlos Barcelos ainda frisou que o acompanhamento prestado por meio do convênio pode diminuir a criminalidade no setor já que a população vai receber de forma gratuita acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. (Cíntia Ribeiro/Secom)