Dentro da programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito, aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), em Gurupi, uma Blitz Educativa realizada por uma equipe do Samu 192 e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário Unirg.

A ação foi desenvolvida na rodovia BR 153, em frente ao Posto da Policia Rodoviário Federal, em parceria com Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Educação e Urgências do Samu 192, Leticia Urzedo, a Blitz Educativa teve por objetivo conscientizar os condutores de veículos quanto aos perigos causados por imprudência ao volante. Na ocasião foram distribuídos panfletos orientando como se deve acionar o Samu 192, de forma adequada.

Dados

Em pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2009, o Brasil aparece em quinto lugar em número de vítimas fatais no trânsito. Através do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito – lançado em 2011 pelos Ministérios da Saúde e das Cidades – espera-se reduzir em 50% estes acidentes no país até o ano de 2020, dentro da proposta da “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. De acordo com dados do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), de janeiro a junho de 2014, o RN registrou 340 acidentes com vítimas fatais, sendo 97 somente na Região Metropolitana de Natal. Os acidentes envolvendo motocicletas somam 43,9% dos óbitos. (Doris Barros/Secom)

Confira mais fotos desta notícia aqui.