A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura é parceira no lançamento do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2014, que acontece no sábado (25), a partir das 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha.

A obra é organizada pelo editor e escritor gurupiense Eliosmar Veloso e reúne uma seleção de textos em prosa e em verso de 33 autores das cidades de Gurupi, Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, palmeira do Tocantins, Xambioá, Tocantinópolis e Filadélfia.

A secretária de Cultura de Gurupi, professora Zenaide Dias da Costa, que assina o prefácio da obra, disse que o surgimento do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2014, é uma grande iniciativa, pois graças a essa publicação, a produção literária contemporânea tocantinense ganha mais evidência e propicia a um número bastante amplo de leitores, não só no Tocantins, mas em outras localidades do Brasil e até do exterior, a conhecer um pouco mais da literatura do mais novo Estado da Federação.

Já o presidente da Academia Gurupiense de Letras, Paulo Henrique Costa Mattos, destaca que o Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins -2014 “é a certeza de que a literatura também nos auxilia a matar a fome de beleza, a busca inesgotável de amor, do prazer e da realização de nossos mais caros sonhos e paixões. Dessa forma todos os textos dessa obra devem ser lidos individualmente como quem sorve uma taça de vinho raro e único”, argumentou.

IDENTIDADE CULTURAL

Para o escritor e ativista cultural Zacarias Martins, integrante da Academia Tocantinense de Letras, a obra Veloso mostra um pequeno, mas não menos importante perfil da identidade literária do Tocantins. “Nesse Anuário são apresentados trabalhos com seus diferentes estilos e gêneros, que exteriorizaram a criatividade, a sensibilidade e, acima de tudo, a pujança do fazer literário no Estado caçula do Brasil”, afirma Martins, garantindo que apesar de o Tocantins ser ainda um Estado novo, já possui uma identidade literária pujante, onde vários autores se destacam.

PROGRAMAÇÃO

O lançamento do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins-2014, contará ainda, com um sarau literário e cultural, que terá recital de poesias, além de performances com o ator Vinícius Martins e apresentações musicais com o grupo de alunos da Escola de Música do Centro Cultural Mauro Cunha, sob a regência da maestrina Leila Theófilo, que interpretará melodias de Ary Barroso e do tocantinense Dorivan. Outra atração será o saxofonista Jediel Fernandes, que fará um tributo à Bossa Nova, Elis Regina e Dorival Caymmi.

SOBRE O ORGANIZADOR

Eliosmar Veloso é poeta, escritor, dramaturgo, diretor teatral, artesão e ativista cultural. Escreveu e dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais, com destaque para o teatro de comédia, porém, sempre enfocando em seus textos questões sociais. Administrou o Centro Cultural Mauro Cunha (1998-2000), além de ter sido responsável pela Coordenadoria de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Gurupi. Membro fundador da Academia Gurupiense de Letras por dois mandatos consecutivos (2005/2009), é titular da Cadeira n° 02.

É autor dos livros O amor e a vida – 1986 (poesias), Três vias – 2000 (textos teatrais), Vestígios – 2004 (poesias), Caminho de Pedras – 2004 (autobiográfico) e Janela da Liberdade – 2009 (romance). Desde 1978, organiza e edita o Anuário de Poetas e Escritores de Gurupi. Possui uma pequena editora que auxilia na publicação de obras de autores veteranos e daqueles que estão em início de carreira. (Antônio Rodrigues)

SERVIÇO

O quê – Lançamento do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins, organizado por Eliosmar Veloso (Ed. Veloso, 246 páginas)

Quando – Dia 25 (sábado), às 20 horas.

Onde – Centro Cultural Mauro Cunha

(Avenida Maranhão, 1.535 – Centro – Gurupi – TO.

Preço: R$ 30,00

Mais informações:(63) 3313-3301 / 8487-1558