Uma programação cultural marcou o lançamento na noite de sexta-feira (10) do novo CD do Hino Oficial de Gurupi, desta feita, na voz do cantor Dorivan. O evento aconteceu no Centro Cultural Mauro Cunha e foi prestigiado por diversas autoridades, como a deputada federal eleita, Josi Nunes (PMDB), pioneiros da cidade e um expressivo público.

Antes de Dorivan se apresentar, houve apresentações de um grupo de crianças do Instituto Municipal de Educação Infantil, Silny Rodrigues emocionaram o público com um bonito espetáculo. Também se apresentaram os alunos do coral e da escola de música do Centro Cultural, além do do grupo Street Dance.

A iniciativa da gravação desse CD foi da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o hino se apresenta com uma nova roupagem, mas moderna, porém, foram preservados os arranjos originais.

Presente ao acontecimento, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), falou do seu entusiasmo com o resultado dessa gravação, informando que a partir de agora, as escolas da cidade vão receber uma cópia desse trabalho para que os alunos aprendam e decorem o hino oficial da cidade.

“Trata-se de uma questão de civismo, de amor à Gurupi e tenho certeza de que em pouco tempo as crianças aprenderão a cantar e o hino, despertando nelas, o orgulho de morar na Capital da Amizade”, destacou o prefeito.

A secretária de Cultura Zenaide Dias da Costa informou que Dorivan gravou o Hino Oficial de Gurupi no Studio UP Music, em Goiânia (GO), com direção musical do músico, produtor e arranjador, Luiz Chaffin. “O resultado desse trabalho ficou belíssimo e isso poderá ser conferido por aqueles que tiverem a oportunidade de ouvir a gravação”, garante a secretária.

Zenaide ainda destacou que o prefeito Laurez Moreira designou Dorivan para fazer essa gravação do Hino de Gurupi por ele ser um músico de grande talento e que viveu grande parte de sua vida nesta cidade, onde também começou a despontar como artista. Em Gurupi Dorivan constituiu família, tendo forte identidade com a Capital da Amizade.

O cantor Dorivan disse que estava emocionado com a boa receptividade do seu trabalho entre os gurupienses e que foi muito gratificante ter participação da gravação do Hino Oficial de Gurupi. “Amo esta cidade de paixão e gravar esse hino me proporcionou uma emoção indescritível”, afirmou.

SOBRE O HINO

O Hino Oficial de Gurupi é de autoria dos irmãos Adão e Milton Ferreira, em parceria com o poeta e compositor Adônis Delano. Hoje, só Adônis Delano está vivo, informou o escritor e conselheiro de cultura Zacarias Martins, explicando que em 1999, na gestão do então prefeito Tadeu Gonçalves, o hino o foi gravado pela primeira vez.

“Como a letra original do hino foi escrita ainda quando Gurupi pertencia ao Estado de Goiás, e falava do então Norte do Estado, houve uma pequena mudança e que foi aprovada pelo Conselho de Cultura da cidade e, posteriormente, pela Câmara de Vereadores. Na época, o hino ganhou arranjo especial do maestro Cruz e Souza, regente da Banda de Música do 4° Batalhão da Policia Militar e foi gravado num CD do Coral Municipal Uirapuru, do Centro Cultural Mauro Cunha, dirigido pela maestrina Ruth Nogueira”, informou Zacarias Martins. (Rafael Chaves/Secom)

Confira mais fotos desta notícia clicando aqui.