Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma movimentada programação no Parque Mutuca para comemorar o Dia Mundial de Saúde Mental.

Antes das atividades começarem no parque Mutuca, foram realizadas blitzes educativas nas avenidas do centro da cidade para chamar a atenção da população sobre tratamento especializado para pessoas com sofrimento mental ou que necessitem de tratamento decorrente do uso de álcool e outras drogas. O evento foi animado pela Banda de Música do 4° Batalhão da Polícia Militar. Posteriormente foi servido um café da manhã aos presentes.

Representando o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o seu irmão, Dida Moreira discursou lembrando o empenho a administração municipal para colocar em prática políticas públicas que permitam atender, com qualidade, as pessoas que necessitam de atendimento especializado em saúde mental. “O prefeito Laurez tem dado atenção especial ao setor de saúde pública, onde estão sendo feitos vários investimentos, como o reaparelhamento de todas as unidades de saúde do município, além da reforma e ampliação das unidades de saúde”, destacou.

CAPS

Atualmente, Gurupi conta com duas unidades do Caps – Centro de Apoio Psicossocial que são locais de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

O Caps I, localizado na Avenida Alagoas, 2015, ao lado da Policlínica Luiz dos Santos Filho, que tem na sua coordenação administrativa a Maria do Carmo Bezerra. Lá as pessoas assistidas, de segunda a sexta-feira, passam o dia recebendo atenção especial e participando de várias atividades e oficinas terapêuticas que recebem café da manhã, almoço e lanche à tarde, bem como, medicação durante esse período que lá estão. O telefone é 3315-0031.

REFERÊNCIA

Já o Caps AD III, está instalado na Avenida Amazonas, 833, entre as Ruas 1 e 2, e é coordenado por Talita Laren da Silva, prestando serviço de atenção para pacientes com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas, no período de 24 horas por dia, inclusive nos feriados e finais de semana. Esse Caps é referência para a região Sul do Tocantins pelos programas e políticas de saúde mental, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde para a atenção integral aos dependentes químicos. O telefone é 3315-0053.

O encaminhamento para os Caps de Gurupi pode ser realizado através de demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, após uma internação clínica/psiquiátrica, ou ainda por indicação da assistência social ou por ordem judicial. O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos. (Zacarias Martins/Secom)

Confira mais fotos desta notícia aqui.