Está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal de Gurupi, o projeto de lei de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

De acordo com o projeto, o SIM ficará vinculado à Secretaria Municipal de Produção e Cooperativismo e terá por finalidade a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, vegetal e produtos artesanais, comestíveis ou não, no âmbito do município de Gurupi.

O prefeito Laurez Moreira destaca que a proposta além de contemplar todos os estabelecimentos e produtos que necessitam de controle sanitário, vem ao encontro da necessidade de se efetivar maior participação da agricultura familiar na economia de Gurupi.

“Todos os produtos oriundos da agricultura familiar para serem absorvidos pelo mercado local ou vendidos na forma de qualquer das modalidades de compra do Programa de Compra Direta do Ministério de Desenvolvimento Agrário, do Programa de Alimentação Escolar ou da Companhia Nacional de Abastecimento, exigem o Selo de Inspeção Municipal como garantia da qualidade do produto”, explicou o prefeito Laurez.

Já o secretário de Produção e Cooperativismo, Pedro Dias destacou que a aprovação desse projeto, ao se transformar em lei, consolidará as políticas públicas do Governo Municipal já constituídas, como o Programa Municipal de Apoio a Agricultura Familiar e o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Agricultura Familiar. (Zacarias Martins/Secom)