O Dia Mundial de Luta contra a AIDS será lembrado em Gurupi com a realização de uma caminhada marcada para segunda-feira, dia 1° de dezembro, numa iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde.

A concentração começa às 7 horas da manhã, em frente à secretaria de Saúde, na Avenida Pernambuco com a Rua 1, e percorrerá a Avenida Goiás até o Parque Mutuca.

A secretária de Saúde do município informou que o objetivo da ação é conscientizar a população gurupiense sobre as formas de prevenção ao vírus, bem como, a expressão de solidariedade contra a discriminação e preconceito às pessoas que vivem com o HIV.

De acordo com a secretária, atualmente existe uma gama extensa de medicamentos para o tratamento. “Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente o famoso coquetel anti Aids para todos que necessitam do tratamento. Além dele, existem 22 tipos de antirretrovirais com 40 apresentações, divididos em seis classes. Para combater o HIV é preciso utilizar 3 ARVs combinados, sendo 2 medicamentos de classes diferentes, que podem ser combinados em um só comprimido”, explicou.

Sueli Aguiar também destacou que a falta de informação deixou de ser um problema, mas a data e a caminhada servem para reforçar e ampliar as informações, além de promover um debate sadio com a comunidade. “É difícil alegar que falta informação, especialmente quando se fala em adolescentes e jovens, tão antenados e conectados. O sexo não pode ser encarado como um tabu pelas famílias e escola. Precisa ser tratado com naturalidade”, afirmou.

Ela alerta, ainda, que o incentivo ao uso do preservativo deve começar assim que pais e professores perceberem que a fase da infância deu lugar à puberdade. “Mais difícil do que falar sobre sexo é ver tantas pessoas com tão pouca idade enfrentando uma gravidez indesejável e, muito pior, uma doença incurável como a Aids”, observou. (Zacarias Martins/Secom)