Os moradores do bairro Vila Industrial, composta por mais de 100 famílias, puderam ter os serviços e atendimentos da Prefeitura perto de casa durante toda esta quinta-feira (27), por meio do Programa Bairro a Bairro. Das 8 às 17 horas, quem esteve na Escola Municipal Elizeu de Carvalho teve acesso a um leque de atendimentos gratuitos.

Durante o dia todo, o bairro recebeu o serviço de recuperação da iluminação pública, coleta de entulhos, patrolamento, limpeza e conservação das ruas e dos lotes baldios, além de atendimentos médicos e sociais.

“Estamos iniciando esse novo momento da administração de Gurupi, aonde toda estrutura da Prefeitura vai até a população e, dessa forma, vamos levar benefícios e ao mesmo tempo ouvir a população”, destacou o prefeito que montou seu gabinete em uma das salas da escola e despachou seus compromissos e ouviu a população no período da tarde.

Na oportunidade, o prefeito Laurez assinou ordem de serviço para a reforma na sala de atendimento médico, que funciona na própria escola e atende a população do bairro.

O diretor da escola que abrigou a primeira edição do Programa Prefeitura Bairro a Bairro, professor Jenivaldo de Jesus Reis, falou da importância em receber o Programa. “Nossa escola fica em uma das comunidades mais afastadas do centro de Gurupi e por isso ações e iniciativas como essa despertaram na população um sentimento de valorização e de autoestima. Estamos contentes com a realização do programa e mais feliz ainda por terem começado pela nossa comunidade”, afirmou o diretor.

Demandas

Quem também gostou dessa ação, foi o presidente da Associação de Moradores da Cidade Industrial, José Nildes, o popular Zé Grilo, que despachou com o prefeito e aproveitou para apresentar as demandas, entre as principais está o serviço de ampliação do poço artesiano, aumentando sua profundidade para aumentar a vazão da água que serve aos moradores. Zé Grilo também reivindicou a construção de um Posto de Saúde, mas enquanto isso não acontece, solicitou que o atendimento médico seja realizado, pelo menos, duas vezes por semana, já que isso só acontece apenas uma vez por semana. Também solicitou a pavimentação asfáltica da via que liga o centro da cidade àquela localidade, além da regularização fundiária do bairro, atendendo assim, a uma antiga reivindicação dos moradores.

O prefeito Laurez ouviu atentamente as reivindicações e disse que dentro do possível estará atendendo o solicitado. “Algumas demandas podem ser atendidas até a curto prazo, outras, que dependem de uma verba maior, vai depender das parcerias que faremos com o governo do Estado e o Governo Federal”, afirmou Laurez, destacando que considerou altamente positiva a primeira edição desse programa, que vai se estender para todos os bairros da cidade.

Opiniões

A doméstica Maria José dos Santos, de 59 anos, reside na Cidade Industrial há mais de 20 anos. Ela disse que gostou muito do atendimento recebido. “Aproveitei para vacinar contra a Febre Amarela e Tétano. Espero que essa ação aconteça por mais vezes, pois foi muito bom”, destacou”.

Moradora no bairro há dois anos, a jovem Milena Souza, de 16 anos, não perdeu tempo e aproveitou para cuidar melhor do visual. Fez um novo designer nas sobrancelhas e disse que ficou encantada com o atendimento.

Nascida em Formoso do Araguaia, mas residindo no bairro há seis anos, a doméstica Lucélia da Silva Martins, de 33 anos, levou os filhos para ter acesso a todos os serviços oferecidos no Programa Prefeitura Bairro a Bairro. Cortou os cabelos dela e dos filhos e assistiu palestras educativas na área de saúde. Ela também elogiou a iniciativa.

Serviços

Durante o dia todo, a Secretaria de Produção ofereceu aos moradores informações de como abrir um negócio e os caminhos para buscar as linhas de crédito. Orientou ainda, aquelas pessoas que estavam interessadas a se cadastrar como microempreendedor individual.

Os moradores tiveram também a oportunidade de averiguar questões como cadastro imobiliário e regularização fundiária. Outro serviço muito procurado foi o de atendimento ao Programa Habitacional do Município e cadastro da demanda habitacional.

A comunidade teve a oportunidade de passar na sala da saúde para aferir a pressão arterial e glicemia, entre outros serviços do setor.

Contaram também com orientações sobre o programa de coleta seletiva e sobre a maneira adequada de depositar o lixo domestico diminuindo riscos de focos de dengue.

Dentro dos atendimentos aconteceram orientações sobre prevenção a doenças como dengue; controle da população de cães, zoonoses, aferição da pressão arterial, glicemia, amamentação, orientações gerais sobre a saúde do homem, do idoso, e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Esporte e lazer

A ação contou com espaço para realização de orientações sobre iniciação esportiva. Na parte prática aconteceram atividades de futebol e ginastica.

Ja área social os oradores puderam fazer atualização do CADÚnico, Bolsa Família e esclarecimentos sobre os programas sociais oferecidos pelo município. Além disso, também foram oferecidos serviço de manicure e cabeleireiro e de designer de sobrancelhas.

Presenças

Além do secretariado do prefeito Laurez, estiveram prestigiando essa ação, os vereadores Wanda Botelho, Cabo Carlos, Ataídes Salgado, Ivanilson Marinho, Zé Henrique, Valdônio Rodrigues, Walter Júnior e Wendel Gomides, além do comandante do 4° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Edivan de Jesus Lima. (Antônio Rodrigues e Zacarias Martins/Secom)