O turismo no Tocantins vai ganhar mais um incentivo. O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, assinou na tarde de quinta-feira, em Palmas, um protocolo de intenções com o Sebrae Tocantins, com o objetivo de ser criado um diagnóstico turístico da região sul do Tocantins e sejam realizadas diversas ações de capacitação empresarial, sensibilização, acesso ao crédito e incentivo ao empreendedorismo.

O prefeito Laurez Moreira disse que essa parceria como Sebrae Tocantins vai fomentar o desenvolvimento turístico na região sul do estado, por meio de ações de incentivo a pesca esportiva, turismo de sol e praia, cultural, étnico e turismo de negócios.

“A região sul do Tocantins é rica em belezas naturais e esse convênio vai ser fundamental para que a região seja explorada de forma que movimente a economia”, afirmou Laurez, ressaltando que o potencial turístico da região é surpreendente. “Um exemplo disso é a Ilha do Bacanal, onde podem ser exploradas várias práticas turísticas no local e com certeza isso vai beneficiar toda nossa região sul” , disse o Prefeito.

Durante a assinatura dessa parceria com a Prefeitura de Gurupi, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Roberto Pires, explicou que a ideia também é que a região sul cresça economicamente por meio do turismo. “Com o projeto colocado em prática, vamos ter oportunidade de novas frentes de emprego, bem como, ampliar a exploração turística e manter gente de fora dentro do nosso Tocantins”, esclareceu Pires.

Segundo o gerente do Sebrae de Gurupi, José Carlos Bessa, Gurupi, a partir de Janeiro, quando o projeto for colocado em prática, a prefeitura de Gurupi junto com o Sebrae vai começar a incentivar ainda mais os empresários, dando consultorias sobre o potencial turístico na região e a forma com que todos podem explorar isso em cada segmento”, explicou José Carlos.

Os gestores de cidades da região também vão ser orientados sobre o projeto. Além disso, serão criadas leis especificas de proteção aos municípios para que tenham regras que controlem todas as formas turistas que cada região tem.

O prefeito Laurez Moreira garantiu que a Prefeitura de Gurupi vai incentivar no que for preciso para que o potencial turístico da região cresça ainda mais. (Clifton Morais/Secom)