A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Controle e Combate à Dengue, vai realizar no período de 21 de novembro à 23 de janeiro a ação Bairro Limpo, que tem o objetivo de prevenir a dengue durante o período chuvoso, bem como, prevenir riscos, assegurar o bem estar da população e manter a cidade livre da doença.

“Toda equipe da saúde vestará empenhada nesse trabalho, sensibilizando os moradores em todos os bairros para que mantenham os quintais limpos e livres de sujeira e água parada”, afirmou a secretária de Saúde, Suely de Aguiar, ressaltando que o Ministério da Saúde apontou que Gurupi está dentro da área de risco de epidemia de dengue. “Por causa disso, o cuidado deve ser redobrado. Cerca de 80 % dos focos do mosquito transmissor da dengue estão localizados dentro dos imóveis, nas casas, por isso vamos fazer uma ação mais efetiva de combate em todas as residências”, assegurou a secretária.

Durante todo o período da ação a Prefeitura vai fazer reuniões com todos os presidentes de associação de moradores para conscientizar a população e divulgar os ricos provocados pelo Aedes Aegypti.

Paralelo a essa ação, também haverá o trabalho de palestras em escolas e nas Unidades Básicas de Saúde e que vão reforçar ainda mais a divulgação e manter a comunidade mais informada e consciente sobre o problema. Uma equipe composta por cerca de 100 pessoas vão participar diretamente desse trabalho.

“Não adianta só orientar, o morador também precisa fazer a parte dele. Nossas equipes vão fiscalizar, e a casa que tiver sujeira e água parada em locais propícios para a proliferação do mosquito vai ser notificada”, garantiu o Chefe de Controle e Combate a Dengue, Antônio Luiz Cirqueira, que disse ainda que em 48 horas se o problema não for resolvido o morador vai ser multado.

A orientação da Secretaria de Saúde também é que todo cidadão que apresentar os sintomas da dengue, como dor de cabeça, febre e dores nos olhos deve procurar um posto de saúde mais próximo da residência onde a pessoa mora, para que o caso seja investigado pelos profissionais.(Clifton Morais/Secom)