Foi entregue na tarde de terça-feira (09) pela empresa WB Engenharia e Assessoria Aeronáutica, o Plano Diretor do Aeroporto Regional de Gurupi Comandante Jacinto Nunes da Silva, que estabelece várias ações de médio e longo prazo que vão desde o reforço da pista à construção de novo terminal de passageiros além de outros espaços que representam uma ampliação e modernização do aeroporto de Gurupi.

O estudo é completo, e foi estruturado em etapas, estabelece que os melhoramentos serão implantados gradativamente. Com esse estudo, Gurupi passa a integrar os municípios brasileiros que dispõe de um Plano Diretor. Nas cidades do interior do Tocantins, segundo o diretor da Empresa W B Willian Pales, apenas a cidade de Araguaína possui plano diretor ” Com esse plano e os estudos realizados, Gurupi pode implantar os projetos e assim buscar as empresas para operar voos regulares em Gurupi “, explicou.

O prefeito Laurez Moreira se mostrou otimista pelos detalhes dos estudos e pelo planejamento desenvolvido pela empresa. “Estamos pensando em Gurupi como uma cidade moderna, olhando para o futuro. Já buscamos os recursos junto ao Governo Federal e agora com a finalização do Plano Diretor e do Programa de Segurança, Plano de Emergência e e Plano de remoção de Aeronaves estamos aptos para receber esse apoio e colocar de fato o aeroporto de Gurupi funcionando com voos regulares”, detalhou Laurez Moreira.

Os planos e programa de segurança também foram protocolados no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) e na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC )

Potencial

O Aeroporto Regional de Gurupi Comandante Jacinto Nunes da Silva está entre os 100 aeroportos regionais do Brasil com maior potencial de desenvolvimento. O levantamento foi divulgado no mês de setembro durante a abertura da Airport Infra Expo & Aviation Expo, que aconteceu em São Paulo. No estudo apenas dois aeroportos tocantinenses foram considerados: Gurupi e Araguaína.

Feito pela empresa de consultoria Urban Systems, o “Ranking dos Aeroportos Regionais: Potencial de Desenvolvimento”, teve como base os complexos aeroportuários que fazem parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos do Governo Federal , que prevê investimentos superiores a R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais.

A classificação foi determinada por aspectos como transporte de passageiros e cargas, varejo, educação, hospedagem, infraestrutura e localização. (Antônio Rodrigues/Secom)