Geral|

Compartilhe:

E na sequência das ações de combate e prevenção ao mosquito transmissor da leishmaniose visceral. – Calazar, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), irá fazer o trabalho de encoleiramento de cães no setor Sol Nascente. Os profissionais do CCZ estarão atendendo de 29 a 31 de janeiro, no Colégio Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, das 08 às 12 horas. É importante que o dono do animal apresente comprovante de endereço. Já no dia 31 de janeiro, o horário será estendido até às 16 horas.

O trabalho faz parte da segunda etapa do projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral – Calazar. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Henrique Alencar Araújo, conta com o apoio da população para que a leishmaniose seja controlada no município. “Estamos obtendo sucesso nesse projeto e a adesão da população é muito importante, pois os resultados poderão ser constatados através da queda no número de cães e humanos doentes dentro em breve”, esclarece Araújo..

Na primeira etapa do encoleiramento de cães, ocorrida e maio do ano passado, foram disponibilizadas duas mil coleiras. Este ano, porém, o numero chega a quatro mil.

A coleira é indicada para o controle do mosquito transmissor do Calazar (Leishmaniose Visceral Canina); moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. As coleiras são distribuídas gratuitamente pelo CCZ, numa parceria com o Ministério da Saúde. (Zacarias Martins/Secom)

Comments are closed.

Close Search Window