O Museu de Gurupi, Benjamim Rodrigues recebeu novos equipamentos que vão melhorar a qualidade do atendimento ao público e modernizar a administração. Os equipamentos são compostos de softwares, impressora, câmera fotográfica, projetor, além de outros.

Entre 38 projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, através do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), Gurupi foi classificado em oitavo lugar nacionalmente e recebeu o prêmio de R$ 50 mil, que foram investidos em reaparelhamento e modernização do museu.

“Esses equipamentos são de extrema importância para o funcionamento e resgate da memória de Gurupi e sua gente. Estamos também modernizando a instalação e implantando a acessibilidade para melhor atender a todos os frequentadores” – destaca secretária da Cultura de Gurupi, Zenaide Dias Costa.

Prêmio

O Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura lançou em 2015, o edital para o cadastro de cidades que tem museu em funcionamento e com bons projetos. A Secretaria da Cultura de Gurupi fez questão de participar e mostrar os trabalhos realizados na área cultural da cidade. Em todo o País, foram 38 projetos aprovados. Gurupi ficou em oitavo lugar e recebeu um prêmio de R$ 50.000

O Museu Benjamim Rodrigues em Gurupi foi criado e legalizado em 2013, desde então o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, viu como uma das prioridades, o investimento na Cultura local. O museu da cidade é uma das atrações que vem ganhando destaque.

“Nosso objetivo é trabalhar e investir em todas as áreas de Gurupi. Na parte cultural que é tão importante e os resultados estão acontecendo”, disse Laurez Moreira.

Secretária Municipal da Cultura e Turismo – Professora Zenaide Costa

Valorizar a história

Para a secretária da Cultura e Turismo de Gurupi, a criação do museu representou um marco para a cidade. “Não existe comunidade sem um passado e a missão do nosso museu é valorizar essas pessoas que ajudaram a construir Gurupi”, destacou Zenaide ressaltando também a importância da criação da casa do artesão. “A casa do artesão é um espaço onde os artesãos da cidade podem comercializar seus produtos e divulgar melhor a arte produzida aqui em Gurupi”, afirmou Zenaide.

O museu está disponível a população para visitação de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18 horas.