Geral|

Compartilhe:

A Secretaria da Saúde de Gurupi iniciou na manhã desta terça-feira (29) a realização do teste do pezinho na Unidade Básica de Saúde Vila Íris. O objetivo é descentralizar o serviço e disponibilizá-lo nas UBSs, melhorando e ampliando o acesso à população. O teste já é realizado na Policlínica. O início dos exames foi marcado por apresentações teatrais e palestra sobre a importância do exame do pezinho e do aleitamento materno. Na oportunidade o Prefeito de Gurupi entregou novos uniformes aos agentes comunitários de saúde e profissionais da saúde da família. Foi entregue também materiais cirúrgicos para realização de microcirurgias nas UBSs de Gurupi.

De acordo com o Prefeito Laurez Moreira, a meta da gestão é facilitar o acesso da população aos serviços. “Estamos procurando sempre melhorar o atendimento dos serviços públicos. Prezamos pela eficiência e qualidade, pois o atendimento humanizado faz toda a diferença”, afirmou Laurez, acrescentando que os novos equipamentos entregues vão melhorar o desempenho nas pequenas cirurgias.

Para o secretário da Saúde, Vânio Rodrigues, “o Município de Gurupi compreende a importância do realização do teste do pezinho e do incentivo ao aleitamento materno, sendo exclusivo até seis meses e a continuidade até os dois anos de idade, pois é uma das estratégias que contribuem para diminuição da morbimortalidade infantil”, conclui o secretário.


Teste do pezinho

Segundo a assessora em saúde dos Programas dos Ciclos de Vida, Cristiane Airosa Cardoso, o teste do pezinho deve ser coletado entre o 3° e o 5° dia de nascimento da criança, podendo ser coletado até o 28° dia de vida. “A realização desse exame pode melhorar a qualidade de vida das crianças e reduzir a morbimortalidade por agravos como o Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme, entre outros”, explica a especialista.

Comments are closed.

Close Search Window