O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, assinou o decreto instituindo o grupo de trabalho que vai conduzir os estudos para a elaboração do Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Foram nomeados como membros Danival José de Souza e Renato de Almeida Sarmento da UFT (Universidade Federal do Tocantins), Valdivino Passo Santos do Centro Universitário UnirG e Cleverson da Silva Martins do IFTO (Instituto Federal do Tocantins). A solenidade aconteceu na tarde de terça-feira (15).

O presidente do grupo de trabalho, Danival José de Souza, irá coordenar o trabalho para definir os objetivos do Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia. “Nós iremos estabelecer as prioridades do Fundo, que precisa ter o Projeto de Lei que será enviado à Câmara de Vereadores”, explica Danival.

Gurupi é o primeiro Município no Tocantins a criar um Fundo para incentivar a inovação. “Vivemos uma época escassa de recursos para a ciência e tecnologia. É um passo muito importante que Gurupi está dando, priorizando ações voltadas para as características regionais”, destacou o Presidente do Grupo de Trabalho.

Inova

O INOVA Gurupi é um plano estratégico que visa o desenvolvimento educativo e tecnológico pela implantação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

É uma parceria da Secretaria de Finanças, Planejamento e Ciência e Tecnologia com o Gabinete do Prefeito, envolvendo todas as Secretarias da gestão e integra Poder Público, Universidades e Empresas com a finalidade de potencializar a geração de conhecimento e promover o desenvolvimento econômico e social nas áreas de vocação da região Sul do Tocantins.